DNOTICIAS.PT
Madeira

Governo reforça contrato-programa com Associação de Criadores de Gado

Apoio terá aumento de 50% para compensar a necessidade de contratar mais dois colaboradores

None

Cinco trabalhadores da associação têm à sua conta um rebanho de 900 ovelhas

O Governo Regional vai reforçar, em 50%, o apoio concedido à Associação de Criadores de Gado das Serras do Poiso. A decisão foi transmitida por Rafaela Fernandes, secretária regional de Agricultura, Pescas e Ambiente, após uma reunião mantida com a direcção daquela agremiação, juntamente com o presidente do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), Manuel Filipe.

A Associação conta actualmente com cinco trabalhadores para apoio de um rebanho de 900 ovelhas que são propriedade dos cerca de 100 associados. Segundo a governante, o contrato-programa com esta associação será reforçado em 50%, perante a necessidade de contratação de mais dois colaboradores.

A direcção da Associação, por seu turno, fez saber que reconhece a necessidade de maior envolvimento dos associados antes de aumentar o número de animais.

Para análise das propostas, Rafaela Fernandes estará presente na assembleia geral de associados prevista no mês em curso, revelou a tutela através da assessoria de imprensa.

O tema ‘Gado nas Serras’, que tem sido frequentemente debatido, além da componente ambiental, exige igualmente atenção ao bem-estar animal. Assim, associado aos cuidados que cada proprietário detentor de ovinos deve assumir, o Governo Regional reforçará o apoio técnico veterinário do serviço público através da Direcção Regional de Veterinária e Bem-Estar Animal, revelou ainda.

Assim, associado aos cuidados que cada proprietário detentor de ovinos deve assumir, o Governo Regional reforçará o apoio técnico veterinário do serviço público através da Direção Regional de Veterinária e Bem-Estar Animal, revelou ainda.

Fica para já assente que o entendimento assumido pela Secretaria da tutela é o de que acima das querelas entre partidos devem ser ouvidos os reais interessados nesta atividade bem como o necessário equilíbrio com outras atividades como por exemplo as provas desportivas de veículos motorizados, a circulação de bicicletas nos trilhos e o princípio primordial de defesa da floresta" SRAPA

Está em curso a revisão da legislação vigente e a Secretaria está a ouvir as entidades com relação directa a esta área.