DNOTICIAS.PT
Madeira

Chão da Ribeira acolheu empolgante orientação intergeracional

Actividade, integrada no Festival da Natureza, juntou mais de seis dezenas de ‘atletas’ de todas as idades

None Ver Galeria

No último de seis dias do Festival da Natureza, mais de seis dezenas de atletas, uns já experientes, outros à descoberta da modalidade – estreantes -, participaram este domingo no Nature Orienteering, experiência de Orientação promovida pela Associação Retoiça no verdejante vale do Chão da Ribeira, no Seixal.

Júlia, de apenas 6 anos de idade, fez equipa com o avô Adriano, de 70 anos. Foi a estreia do septuagenário na modalidade intergeracional, tendo sido [bem] orientado pela neta, que apesar de ainda criança, é já ‘experiente’ em provas de Orientação - atleta do CTM Ponta do Sol. O resto da família residente no Funchal também participou, mas a título individual

Outro estreante foi Simão Câmara. Fez a prova mais acessível – nível elementar – juntamente com dois amigos, também estreantes na Orientação.

“Superou a expectativa. Fizemos a mais fácil e agora vamos fazer uma segunda prova, com o grau de exigência intermédio, uma vez que o pessoal está todo animado”, fez saber logo após concluir a prova de estreia. “Hoje foi só para ter umas noções, ver como é que isto funciona, e futuramente de certeza que vamos participar em provas de orientação”, manifestou.

‘Dose dupla’ foi também a experiência de António Ferreira. Estreante, fez a prova elementar em ‘trio’. “Foi porreiro. Deu para transpirar e foi melhor do que estava à espera”.

Daí a opção de aproveitar a oportunidade e participar na prova intermédia – moderado -, mas desta feita individualmente.

“Como gostamos, vamos tentar o desafio acima”, justificou.

Satisfeito estava também Filipe Teixeira, presidente da direcção da Associação Retoiça.

“Este projecto inserido no Festival da Natureza serve de treino para quem já é atleta da modalidade, e é simultaneamente uma experiência para quem quer experimentar a Orientação. Por isso temos três percursos: um elementar, um moderado e um avançado. No fundo, três patamares diferentes de provas (dificuldade)”.

Na prática o Chão da Ribeira foi palco da empolgante actividade de orientação que combina navegação entre pontos de controlo com a oportunidade de competir ou simplesmente desfrutar da natureza envolvente.