OIM estima que 235 mil sírios e libaneses fugiram para a Síria por terra
A Organização Internacional para as Migrações (OIM) afirmou hoje que 235.000 sírios e libaneses chegaram em menos de duas semanas à Síria por via terrestre para fugir aos bombardeamentos israelitas.
Mais de 82.000 dos deslocados são libaneses e outros 152.000 são sírios que procuraram refúgio no Líbano nos últimos 13 anos devido ao conflito armado na Síria, disse o chefe de operações da OIM, Mathieu Luciano, por videoconferência a partir de Beirute.
Cerca de 50.000 pessoas apanharam voos no aeroporto de Beirute e outras 1.000 fugiram por mar desde 23 de setembro, após o início dos bombardeamentos israelitas em grande escala.
Um ataque junto à fronteira síria destruiu hoje um troço da estrada que conduz ao principal posto fronteiriço entre os dois países, o que impediu veículos de circular na estrada e forçou várias pessoas a continuar o caminho a pé até à fronteira, em desespero para fugir do Líbano, segundo a Agência das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).
Sessenta por cento dos que ainda estão a chegar à Síria são crianças e adolescentes, alguns deles não acompanhados e profundamente traumatizados, exaustos e, nalguns casos, com necessidades médicas, disse a agência.
Os 900 abrigos criados pelo governo libanês para acolher os deslocados estão lotados e a ONU está a prestar assistência vital aos deslocados, mas a insegurança causada pelos contínuos bombardeamentos aéreos israelitas está a causar atrasos na chegada de mais ajuda por via aérea e marítima.