DNOTICIAS.PT
Desporto

Gordan Harbrecht e Michelle Burn sagram-se campeões do Mundo na Madeira

None Ver Galeria

Alemão e sul-africano são os novos campeões mundiais absolutos de canoagem de Mar. O madeirense Bernardo Pereira festejou o título de vice-campeão em sub-23.

O germânico Gordan Harbrecht sagrou-se há instante campeão do Mundo de canoagem de Mar, nos mares da Madeira, com o madeirense Bernardo Pereira a festejar o título de vice-campeão mundial na categoria de sub-23.

O atleta de 38 anos, que em 2021 tinha sido vice-campeão do Mundo da especialidade, foi o mais rápido na prova individual (SS1) ao completar o percurso de 21,13 quilómetros entre a baía de Machico e a baía do Funchal com o tempo de 1:27.31,69 horas.

O australiano Cory Hill conquistou a medalha de prata, ficando a cerca de um minuto do grande vencedor (1:28.24,62). A fecha o pódio ficou o sul-africano Hank McGregor que cumpriu a distância em 1:28.34,35.

Entre a frota masculina de destacar o título de vice-campeão do Mundo de Bernardo Pereira no escalão de sub-23. O madeirense, atleta do Clube Naval da Calheta, que ostenta o título de campeão da Europa da disciplina, na mesma categoria, travou um intenso duelo com o sul-africano Matthew Fenn, com este a ser melhor nos quilómetros finais o que lhe permitiu o título mundial com o registo de 1:29.19,20 horas. O madeirense para além do grande feito, veio ainda a ser o sétimo melhor classificado em termos absolutos.

África do Sul conquista ouro e prata nos femininos

Na competição feminina o domínio foi da África do Sul. Michelle Burn que em 2021 tinha festejado o título mundial na ilha espanhola de Lanzarote, repetiu o feito em mais uma ilha, desta feita a Madeira ao fazer a ‘travessia’ Machico-Funchal no tempo de 1:44.01,56. A sua colega de selecção Melanie Van Niekerk foi segunda classificada com o tempo de 1:45.16,84, enquanto a espanhola Judit Verges conquistou a medalha de bronze com a marca de 1:47.31,57.