DNOTICIAS.PT
Madeira

Psiquiatra aborda sintomas de depressão e receio aos antidepressivos

Jorge Velosa admite que ainda existe muito estigma na hora de procurar ajuda por parte dos madeirenses e que o principal receio reside na ideia errada do funcionamento dos antidepressivos

Como prevenir e identificar a depressão sazonal e o verdadeiro impacto dos antidepressivos
Como prevenir e identificar a depressão sazonal e o verdadeiro impacto dos antidepressivos

O psiquiatra Jorge Velosa, em entrevista ao DIÁRIO-Saúde, adiantou que ainda existe muito estigma na Região quando o assunto é saúde mental, tendo explicado que muitas vezes as pessoas olham para os profissionais da sua área de actuação “como uma última linha”.

Acreditava que a pandemia ia abrir mais as mentes e desmistificar a psiquiatria. Infelizmente acho que isso ainda não aconteceu, porque diariamente ainda ouço nas minhas consultas várias histórias que já têm uma duração muito longa. As pessoas atrasam muito a ida ao psiquiatra para uma última linha e na maioria das vezes necessitam dessa ajuda já na fase inicial Jorge Velosa, psiquiatra

O especialista em saúde mental deu a conhecer a depressão sazonal, que surge em maior número na transição do Verão para o Outono, tendo enumerado e explicado os diferentes sintomas a ter em atenção e que comportamentos podem ser adotados para a prevenir.

Na rubrica semanal presente no canal do DIÁRIO, no YouTube, Jorge Velosa abordou ainda os principais receios que os pacientes apresentam quando procuram ajuda e desmistificou os efeitos dos antidepressivos, que de acordo com o mesmo têm como maiores mitos a dependência e sonolência.

Fique a saber que sinais não devem ser negligenciados e quando deve procurar ajuda médica.