Eleições para a Associação Académica da Madeira com quase metade dos votos em branco
As eleições para a Associação Académica da Universidade da Madeira (AAUMa) decorreram, esta segunda-feira, 28 de Outubro. Destaque para o número de votos brancos ou nulos, que transparecem o clima de "descontentamento" tem assolado nos últimos tempos a vida académica na Universidade da Madeira.
Eleições na Académica da UMa geram críticas de oposição
A realização das eleições para a Associação Académica da Universidade da Madeira estão envoltas em polémica, com um grupo de estudantes a reclamarem terem-lhes sido dado pouco tempo, mais precisamente três dias , para formalizarem uma candidatura à actual situação. Ricardo Bonifácio, presidente da denominada 'Académica da Madeira', que se recandidata, recusa as alegações dos contestatários, frisando que foram cumpridos os estatutos.
Numa nota remetida ao início desta noite às redacções, António Pires (que pretendia, juntamente com outros estudantes, formalizar uma candidatura concorrente) revela que "num universo de 241 votantes, cerca de 48% dos votos apurados foram classificados como brancos ou nulos".
Trata-se de um "aumento significativo em relação a atos eleitorais anteriores", evidencia o estudante, para quem os números lançam "dúvidas sobre a continuidade e estabilidade da organização no próximo mandato".
A marcada percentagem de votos brancos e nulos nas eleições acentua uma desconexão preocupante entre a associação e os estudantes que representa. Este cenário coloca em evidência a necessidade de mudanças estruturais que fortaleçam a confiança e o envolvimento dos alunos, assegurando que a AAUMa possa desempenhar um papel relevante e positivo no desenvolvimento do ambiente académico na Madeira António Pires
Para António Pires estes resultados obrigam ainda os órgãos eleitos a "repensar as suas abordagens e de criar mecanismos para solucionar as preocupações estruturantes dos estudantes da UMa".
A estas eleições concorreu, ao que tudo indica, uma lista única.
A Académica da UMa tem mais de 4 mil associados.