DNOTICIAS.PT
Madeira

Santa cruz vai adquirir várias viaturas com 1,8 milhões da derrama municipal

None
Foto Aspress

O resultado anual da aplicação da derrama municipal rendeu aos cofres de Santa Cruz, 1,8 milhões de euros em 2024, congratulou-se hoje o presidente da autarquia. Filipe Sousa, em comunicado de imprensa, revelou que as verbas serão aplicadas na aquisição de diversos tipos de veículos municipais.

"Com este valor, e para que os nossos munícipes tenham conhecimento, vamos poder investir e adquirir o seguinte: 12 viaturas de recolha de resíduos sólidos urbanos; um veículo urbano de combate a incêndios (VUCI); um autocarro de 55 passageiros", avançou. O remanescente ser usado para "reforçar ainda a rubrica de apoio ao pagamento de creches e jardins de infância".

Filipe Sousa recorda que a cobrança da derrama foi uma das medidas implementadas pelos eu executivo, em 2013.

"Nós sabíamos que o produto da cobrança da derrama constituía, no âmbito dos poderes tributários conferidos aos municípios, uma importante fonte de financiamento e que poderia contribuir para o reforço da nossa capacidade financeira e para assegurar a realização dos projectos e investimentos programados e previstos nos Documentos Previsionais Plurianuais", sustenta o autarca.

Lembra, por outro lado e em jeito de crítica ao anterior executivo, que "a derrama municipal implementada, com o voto contra do PSD/CDS foi (...) uma das formas de ultrapassar as dificuldades financeiras sentidas, pedindo assim um pequeno contributo às empresas, por via da tributação (1,5%), dos lucros superiores a 150 mil euros, em detrimento da carga fiscal que queriam deitar sobre o povo de Santa Cruz.".

"Assim se faz a verdadeira gestão municipal, e conseguimos  ter ainda dívida consolidada, capacidade de endividamento e investimento e teremos no ano 2025, o melhor orçamento de sempre", sublinha o presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz.