DNOTICIAS.PT
País

Segurança Social Directa indisponível sete horas na noite de sábado para domingo

None

O portal da Segurança Social Direta vai estar temporariamente indisponível durante algumas horas na noite de sábado para domingo, devido a uma intervenção técnica, anunciou hoje o Instituto da Segurança Social (ISS).

"A Segurança Social informa que, por motivos de intervenção técnica programada no seu Sistema de Informação, o portal da Segurança Social Direta (SSD) ficará indisponível, previsivelmente, no período entre as 20:00 de sábado, dia 26 de outubro, e as 03:00 de domingo, dia 27 de outubro", adianta o instituto liderado por Octávio de Oliveira, numa nota publicada no seu 'site'.

Esta intervenção tem como intuito "melhorar a qualidade dos serviços digitais disponibilizados, procurando uma maior aproximação aos cidadãos e empresas e proporcionar uma maior comodidade e eficácia na sua relação com a Segurança Social", acrescenta.

Na segunda-feira, o instituto informou que "reativou a funcionalidade de registo e alteração de IBAN na Segurança Social Direta", após o serviço ter estado suspenso durante cerca de duas semanas.

Nesse contexto, a Segurança Social implementou "novas soluções que reforçam a segurança no processo de inserção ou alteração de IBAN", de modo a "garantir maior proteção e segurança aos beneficiários".

Deste modo, quem quiser voltar a registar ou alterar o IBAN na Segurança Social Direta no menu tem de aceder ao seu perfil, depois ir a conta bancária e aí registar o IBAN. Tem ainda que inserir o comprovativo de titularidade da conta bancária e aguardar pela validação do IBAN pelos serviços competentes, dado que o "IBAN não ficará imediatamente válido".

"O titular será notificado na área 'Mensagens' da Segurança Social Direta após validação do processo por parte dos serviços da Segurança Social", explicou ainda o instituto.

Segundo a Segurança Social, esta é ainda uma "solução provisória, enquanto não está disponível solução de conferência da titularidade da conta".

À Lusa, o Instituto da Segurança Social tinha confirmado, no início de outubro, a existência de cerca de 90 situações de burla relacionadas com a alteração de IBAN na Segurança Social Direta sem intervenção dos beneficiários, estimando um impacto de 60 mil euros.