Direcção Regional da Saúde apela à participação no rastreio visual da retinopatia diabética
Teste é gratuito e destina-se a todos os diabéticos, com idade igual ou superior a 12 anos
A Direcção Regional da Saúde apelou hoje publicamente à participação no rastreio visual da retinopatia diabética, lembrando que "a Diabetes é como uma epidemia crescente, global e preocupante" e que entre as várias complicações associadas "a retinopatia diabética assume particular destaque".
"A Direcção Regional da Saúde, em articulação com o SESARAM, EPERAM relembram que o rastreio da retinopatia diabética é gratuito e destina-se a todos os diabéticos com idade igual ou superior a 12 anos. Se for convocado/a por carta, via telefónica (chamada ou SMS) ou por e-mail, participe", alerta o comunicado remetido às redacções.
"Sabe-se que o diagnóstico precoce desta condição poderá diminuir os casos de retinopatia grave e de cegueira associados à diabetes", realça o organismo, que deixa ainda informação acerca do Rastreio Visual da Retinopatia Diabética:
A quem se destina?
Todos os diabéticos, com idade igual ou superior a 12 anos.
Qual é a periodicidade deste rastreio?
O rastreio deve ser repetido a cada dois anos.
Como é convocado(a)?
A convocatória é feita por carta, via telefónica (chamada ou SMS) ou por e-mail.
Qual é o procedimento/teste de rastreio?
O teste primário de rastreio é a retinografia. O exame é feito por um técnico especializado nos centros de saúde da área de residência.
Como é comunicado o resultado?
Os resultados são comunicados por carta, via telefónica (chamada ou SMS) ou por e-mail.
Qual é o seguimento, em caso de resultado positivo?
Se o resultado do exame for positivo, será convocado(a) para uma consulta de oftalmologia, para a realização de exames adicionais. As situações em que se confirme uma Retinopatia Diabética com necessidade de tratamento são acompanhadas no Serviço de Saúde da RAM (SESARAM, EPERAM).
Tem dúvidas ou não consegue responder à convocatória?
Contacte o Centro de Rastreios da RAM (Centro Dr. Agostinho Cardoso) através do e-mail: [email protected] ou pelo telefone: 291 149 020.