DNOTICIAS.PT
Madeira

Primeira cirurgia com o ‘Robot Da Vinci Xi’ em Janeiro de 2025

Estão previstos cerca de 200 procedimentos por ano, adiantou Diogo Rijo, Adjunto para o Bloco Operatório

None
Foto Hélder Santos/Aspress

Foi oficialmente 'inaugurado', esta manhã, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, o ‘Robot Da Vinci Xi’. O Bloco de Cirurgia Ambulatório passará, doravante, a ser denominado de ‘Bloco de Ambulatório e Robótica’, ficando uma (1) sala exclusiva para a cirurgia robótica e três (3) salas para ambulatório.

Diogo Rijo, Adjunto para o Bloco Operatório, explicou que, feita a formação dos profissionais que vão primeiramente trabalhar com o novo equipamento, a ideia é arrancar com as cirurgias em Janeiro de 2025. Estão previstos 200 procedimentos por ano, com os claros ganhos que isso trará para o utente [podendo entrar e sair no mesmo dia] e para o serviço regional de saúde.

Conforme nota à imprensa, prévia ao evento desta manhã, começarão cinco equipas cirúrgicas: urologia, cirurgia geral colo-rectal, ginecologia, cirurgia geral esófago-gastro e cirurgia torácica.

O programa de formação começará de imediato e contará com 8 a 10 semanas de formação. Inclui formação na consola do próprio robot (para os cirurgiões) e com formação em bloco para todos os elementos da equipa (enfermagem, cirurgiões, anestesiologistas, assistentes operacionais e engenheiros biomédicos).

Após a formação local, as equipas serão convidadas a assistir a cirurgias noutros hospitais e, em seguida, virá um médico especialista na área (proctor) à RAM apoiar as primeiras cirurgias.

O investimento realizado no ‘Robot Da Vinci Xi’, no âmbito do Plano de Recuperação e de Resiliência, foi na ordem 2.560.780,00€.