DNOTICIAS.PT
Madeira

Bloco de Cirurgia Ambulatório do Hospital Dr. Nélio Mendonça inaugura ‘Robot Da Vinci Xi’

Novo robot custou mais de 2,5 milhões de euros

None
Foto arquivo/ Aspress

Unidade passará a chamar-se de ‘Bloco de Ambulatório e Robótica’, ficando uma sala exclusiva para a cirurgia robótica e três salas para ambulatório

O Bloco de Cirurgia Ambulatório, no Hospital Dr. Nélio Mendonça, passará a contar com um novo 'elemento', o ‘Robot Da Vinci Xi’, que será inaugurado amanhã, numa cerimónia marcada para as 11h30, na qual marcará presença o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque.

Refira-se que, na sequência desta adição, o Bloco de Cirurgia Ambulatório passará, doravante, a ser denominado de ‘Bloco de Ambulatório e Robótica’, ficando uma sala exclusiva para a cirurgia robótica e três salas para ambulatório.

Em comunicado remetido às redacções, pela Presidência do Governo Regional da Madeira, é explicado que inicialmente serão cinco as equipas cirúrgicas a operar com o novo robot: urologia, cirurgia geral colo-rectal, ginecologia, cirurgia geral esófago-gastro e cirurgia torácica.

O programa de formação começará de imediato e contará com 8 a 10 semanas de formação.

"Este programa conta com formação na consola do próprio robot (para os cirurgiões) e com formação em bloco para todos os elementos da equipa (enfermagem, cirurgiões, anestesiologistas, assistentes operacionais e engenheiros biomédicos). Após a formação local, as equipas serão convidadas a assistir a cirurgias noutros hospitais e, em seguida, virá um médico especialista na área (proctor) à RAM apoiar as primeiras cirurgias", detalha a mesma nota.

Quanto ao ‘Robot Da Vinci Xi’ é ainda revelado que o mesmo representou um investimento na ordem dos 2,5 milhões de euros (2.560.780,00), no âmbito do financiamento comunitário do plano de recuperação e resiliência (PRR), através do sub investimento contratualizado com o Serviço de Saúde da RAM, “C01-i05.02 - Reforçar as respostas na área da saúde mental e das demências associadas ao envelhecimento”.