Câmara de Comércio na África do Sul premiou madeirenses
A Câmara de Comércio Portuguesa na África do Sul (SAPCC), uma entidade privada sem fins lucrativos, fundada em 2014 para promover relações comerciais, económicas e industriais entre Portugal e a África do Sul, distinguiu entre o lote de vencedores algumas figuras madeirenses, entre os quais destacou-se Diogo Mendonça ao conquistar a categoria de Jovem Empreendedor através da sua empresa Blacksmith Culture e pela sua “liderança inovadora na produção de conteúdo criativo e seu papel na expansão por toda a África do Sul”.
A comemorar dez anos de existência da Câmara de Comércio, Rui Marto, director executivo da SAPCC explicou que os principais objectivos continuam a ser promoção do comércio e investimento bilaterais entre Portugal e a África Austral; Proporcionar uma rede para seus membros com o objectivo final de estimular e crescer negócios e investimentos; Apoiar nossos membros na defesa de um clima de investimento e negócios atraente na África Austral; Exibir, promover e premiar os melhores empreendedores e profissionais portugueses e luso-sul-africanos; e promover e proteger os interesses empresariais e profissionais de empreendedores e profissionais luso-sul-africanos, bem como entidades controladas ou geridas por tais pessoas que operam na África do Sul.
A gala decorreu perante mais de 500 convidados entre os quais o embaixador português naquele país, José Costa Pereira.
Os vencedores dos prémios de 2024 são:
- Empreendedor Jovem do Ano: Diogo Mendonça, Blacksmith Culture, por sua liderança inovadora na produção de conteúdo criativo e seu papel na expansão da Blacksmith Culture por toda a África do Sul.
- Prémio de Impacto na Indústria: Reef Tankers, reconhecida por seu impacto substancial no sector de transporte e logística.
- Empresa do Ano (com menos de 100 funcionários): Compact Cool, reconhecida por sua excelência na entrega de soluções de refrigeração de alto desempenho.
- Grande Empresa do Ano: Unitrade Management System, celebrada por sua liderança em associações de compras voluntárias e pelo sucesso de suas marcas, como Powertrade e Bestbuy.
- Marca do Ano: Nando's, um nome conhecido na África do Sul, reconhecida por manter-se fiel às suas raízes portuguesas enquanto alcança sucesso global.
- Empresa Familiar do Ano: Plastic Ideas, uma empresa que cresceu ao longo de gerações, oferecendo soluções de embalagem inovadoras enquanto mantém seus valores familiares.
- Prémio de Inovação Digital: Global Kinetic, homenageada por sua tecnologia de ponta e soluções transformadoras no espaço digital.
- Empresa Internacional do Ano: Amorim Cork South Africa, líder da indústria na produção sustentável de cortiça, com contribuições significativas para a indústria do vinho.
- Empresário do Ano: Jorge Mendes, CEO da Cell C, premiado por sua liderança excepcional e visão empresarial ao conduzir a reestruturação e crescimento da Cell C.
- Prémio de Carreira: Mimi Jardim, reconhecida por suas contribuições ao património culinário português e seu papel como figura querida na comunidade sul-africana.
De resto, uma oportunidade para Stonie Steenkamp director executivo do Comercial e Premium da Absa Business Banking. "Nossa colaboração com a Câmara de Comércio Sul-Africana Portuguesa reflecte nosso compromisso em apoiar as necessidades únicas dos clientes e construir relacionamentos duradouros. Parabéns a todos os vencedores – suas contribuições impactantes para o cenário empresarial e nossa economia nos inspiram a todos a continuar buscando a excelência”.
O evento deste ano pretendeu ser um destaque no calendário empresarial, celebrando excelência, inovação e liderança dentro da comunidade empresarial luso-sul-africana.
A noite contou com a notável presença de vencedores de prémios anteriores, ex-membros do conselho e partes interessadas que desempenharam um papel fundamental no crescimento da Câmara.