DNOTICIAS.PT
Madeira

Lançada petição on-line para retirar táxis da plataforma Bolt na Região

None

Foi recentemente criada uma petição on-line que pede a retirada dos táxis da plataforma Bolt, na Região Autónoma da Madeira. No documento é feito um apelo para que as autoridades regionais tomem uma medida, dado que "a introdução dos táxis na aplicação Bolt, sem uma adaptação justa às regulamentações locais e nacionais, coloca em risco a subsistência dos taxistas que operam de forma tradicional".

Na justificativa falam num cenário de "concorrência desleal", uma vez que "os motoristas de TVDE (Transporte em Veículos Descaracterizados) estão sujeitos a regras diferenciadas, muitas vezes mais flexíveis, em termos de tarifas e operação, o que gera distorções no mercado".

Segundo a petição, o actual modelo de negócios mistura serviços de táxi com TVDE, o que dizem infringir o princípio da separação entre os serviços "estabelecido pela legislação nacional, e não garante transparência e justiça para os consumidores e operadores".

" Exigimos que a Administração Regional e a empresa Bolt Portugal reconsiderem a inclusão dos táxis na plataforma Bolt, ou que, no mínimo, haja uma regulamentação mais rígida e diferenciada para evitar a deslealdade competitiva e garantir a sobrevivência dos taxistas tradicionais na Ilha da Madeira", refere o texto da petição.

Pelas 13 horas de hoje, a petição contava 127 assinaturas.