DNOTICIAS.PT
Madeira

'Islenha' continua a marcar "a história da cultura da Madeira"

None

Foi lançada esta quarta-feira a edição 74 da revista 'Islenha', uma publicação que conta com um conjunto de narrativas que, embora heterogéneas, abordam o arquipélago da Madeira. 

Na ocasião, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque realçou que a revista encontra-se "cada vez melhor" e que tem sido um marco na história da cultura da Madeira. "É um trabalho de várias gerações, que orientam a revista ao longo de todos estes anos", apontou o governante. 

Esta publicação, da responsabilidade da Secretaria Regional de Economia Turismo e Cultura, através da Direcção Regional da Cultura, é composta por oito artigos que, na sua exclusividade são dedicados ao arquipélago da Madeira, nas mais diversas perspectivas. 

Rita Rodrigues, autora de um dos artigos e responsável editorial, disse na apresentação da publicação, que decorreu no Museu  Etnográfico da Madeira, na Ribeira Brava, que esta situação foi "um mero acaso".

"Este presente número leva-nos a reflectir sobre a importância dos estudos da história regional local, na sua transatlanticidade, sempre impulsionados pelo rigor investigativo, documental e etnográfico, na valorosa partilha de conhecimentos e na educação dos contextos nacionais e internacionais", acrescentou. 

Os artigos que compõem a revista debruçam-se nas mais diversas perpectivas, e de uma forma própria se sentir e escrever, a Ilha. Ainda assim, tal como mencionado por Rita Rodrigues, a revista 'Islenha' está aberta aos lugares da atlanticidade, encontrando-se disponível para publicar artigos das diversas áreas do conhecimento, primando pelo rigor científico. 

As memórias individuais relatadas estão imbuídas na memória colectiva, consubstanciando-se na própria construção da História.

"A revista 'Islenha' é lida, partilhada, citada, referenciada porque apresenta novidades nas pesquisas, apresenta novas abordagens do campo geográfico, apresenta artigos inéditos reveladores de estudos publicados, apresenta grande diversidade temática" e é "defendida por um público leitor bastante heterogéneo", deu conta a responsável editorial, no seu discurso. 

A celebração dos 50 anos da carreira artística de António Barros encontra-se presente nesta edição, não apenas através da referência em dois artigos, mas também como na própria capa da revista, que estampa uma das suas obras - 'Florigen' -  assim como o separador. 

A 74.ª edição da 'Islenha' tem a participação dos seguintes autores: Isabel Santa Clara; Augusta Vilalobos; Márcia de Sousa; Ana Gandum; Paulo Ladeira; David Oliveira; Henrique Costa Neves e Luís Miguel Jardim. Hélder Folgado assina o Ensaio Visual da presente edição. 

A concluir, Rita Rodrigues lança um desafio: "Que se abrace o mar, dentro das suas possibilidades, para que a revista 'Islenha' continue a navegar em mares já conhecidos".