Quer deixar de fumar? Há dicas que o podem ajudar neste processo
Fumar reduz a esperança média de vida.
Não há dúvidas de que os riscos são elevados, porque o tabagismo pode provocar cancro do pulmão, da boca ou da laringe; doenças cardiovasculares; úlcera; aborto espontâneo e bebés prematuros. Por isso, quer ter qualidade de vida? Faça um esforço e cuide do bem mais precioso que tem: a saúde.
A DECO PROteste, com a ajuda da especialista Susana Santos, enumera um rol de dicas para deixar de fumar sem medicamentos.
Confira:
- A maioria dos fumadores prefere o corte radical, de uma só vez, em vez de tentar reduzir progressivamente o consumo.
- Escolha bem o momento: uma viagem de férias ou um período de trabalho menos intenso. É mais fácil livrar-se do tabaco quando está calmo. Datas especiais ou festivas devem ser evitadas, pois são boas desculpas para deslizes.
- Anuncie a sua decisão a quem o rodeia (colegas, amigos, etc.): reforça o compromisso e permite que sejam solidários consigo. Se vive com um fumador, convença-o a deixar de fumar ao mesmo tempo. A dois, podem partilhar-se experiências, e um pode ajudar o outro em momentos de 'fraqueza'.
- Elimine todos os objectos ligado ao consumo de tabaco (cigarros, isqueiros e cinzeiros).
- Reduza ou elimine comportamentos associados ao consumo de tabaco, como beber café e álcool. Evite utilizar alimentos calóricos como substitutos.
- Encontre pequenos truques para utilizar quando lhe apetecer fumar (beber água, exercício de respiração, objecto semelhante a um cigarro para manusear, se necessário).
- Inicie uma actividade física, para aliviar o stresse e controlar um eventual aumento de peso.
Sabia que se estiver sem fumar durante um ano diminui o risco de doença cardíaca coronária para metade?
E durante cinco anos? O risco de alguns cancros associados a hábitos tabágicos cai para metade.
E 10? O risco de cancros do pulmão, da laringe e do pâncreas diminui
E se for 15? O risco de doença cardíaca coronária é igual ao de um não-fumador do mesmo sexo e da mesma idade.