Cuba está a sofrer um apagão total por problemas em uma central
O Ministério de Energia e Minas (Minem) cubano admitiu hoje que existe em toda a ilha "uma zero cobertura energética", um apagão total, depois de uma avaria em uma central termoelétrica chave.
O diretor-geral de Eletricidade, Lázaro Guerra, fez estas declarações na televisão estatal, depois de o Minem ter anunciado nas redes sociais que existia uma "desconexão total" do Sistema Elétrico Nacional (SEN).
O presidente cubano, Miguel Díaz-Canel, assegurou por seu lado que "a direção do país" está a dedicar "a absoluta prioridade à atenção e solução desta contingência energética de alta sensibilidade para a nação" e que "não vai haver descanso" até que o fluxo de eletricidade seja restabelecido.
Segundo o Minem, o colapso do sistema ocorreu devido a um problema na central termoelétrica de Guiteras, uma das maiores de Cuba, que obrigou os técnicos a desligá-la do sistema.
Esta infraestrutura, foi informado na quinta-feira, já precisava de manutenção, que dirá vários dias, depois de ter estado operacional todo o verão.
A unidade em causa já tem mais de quatro décadas de atividade.