DNOTICIAS.PT
Madeira

Funchal apresenta novo plano para as pessoas em situação de sem-abrigo em Dezembro

None

A Câmara Municipal do Funchal prepara-se para apresentar, em Dezembro, um novo Plano para Pessoas em Situação de Sem-abrigo (2024-2028), composto por cinco eixos de intervenção e mais de 60 medidas, revelou ontem a vereadora Helena Leal.

Em declarações durante a sua participação na conferência 'Pensar Para Agir. As Problemáticas Sociais Resultantes dos Novos Consumos”', que decorreu em Ponta Delgada, São Miguel, Açores, para assinalar o Dia Internacional para a Erradicação da Problema (17 de Outubro), a autarca explicou quais as políticas sociais do Município do Funchal e a intervenção feita no âmbito da estratégia municipal para pessoas em situação de sem-abrigo, afirmando que a problemática tem sido "uma das grandes preocupações e áreas de investimento do actual executivo da CMF". 

No caso das políticas sociais, Helena Leal fez referência ao investimento municipal aos apoios sociais, salientando o  "aumento significativo" nas ajudas dadas às famílias, "criando, deste modo, mais equilíbrio, com uma almofada financeira", que, na sua opinião, "constitui um factor de protecção, mitigando o stress gerado pelo aumento do custo de vida". 

Helena Leal falou ainda do projecto da “habitação solidária” que integra o plano estratégico do município e que teve início fim de 2022, com uma habitação para quatro homens em situação de sem-abrigo, existindo já uma segunda habitação concebida para quatro mulheres na mesma realidade. 

Este é um projecto que vai muito mais além do que o simples facto de se disponibilizar um teto ou uma casa. Pretende ser e proporcionar um novo projeto de vida para pessoas em situação de sem-abrigo, com o grande objetivo colaborar ativamente para que estas pessoas possam ter um lar e uma oportunidade para voltarem a se reencontrar e a encontrar um caminho nas suas vidas” refere a vereadora com o pelouro da saúde e social. Helena Leal, CMF