DNOTICIAS.PT
Desporto

Francês e italiana vencem prova de corrida KV do Fanal

Louis Dumas e Corinna Ghirardi foram os vencedores da prova.
Louis Dumas e Corinna Ghirardi foram os vencedores da prova.

Com um número recorde de 156 atletas inscritos, decorreu hoje a prova de corrida KV do Fanal, com o acolhimento da Grande Final do VK Open Championships 2024, organizada pelo Clube de Montanha do Funchal.

Sob chuva ligeira e piso escorregadio, na categoria masculina o francês Louis Dumas conquistou a vitória com um tempo de 38 minutos e 49 segundos, seguido por Arnau Soldevila, de Andorra (39'55), e pelo italiano Matteo Lora (41'31). Na categoria feminina, a italiana Corinna Ghirardi ficou em primeiro lugar com um tempo de 45 minutos e 30 segundos, seguida de perto pela espanhola Silvia Lara (46'40), enquanto a madeirense Joana Soares completou o pódio (47'35). “Apesar das condições meteorológicas desafiantes, o ambiente foi eletrizante enquanto os atletas enfrentavam a íngreme subida com determinação, deixando os espectadores maravilhados com a sua resistência e habilidade”, descreve uma nota divulgada pela entidade organizadora.

O mesmo clube considera que o KV do Fanal 2024 foi a edição “mais bem-sucedida da história do evento”, que percorre um percurso de 3,9 quilómetros entre o sítio da Ribeira Funda (Seixal) e o Fanal, com mil metros de desnível positivo. Segundo a organização, “este sucesso não teria sido possível sem o apoio determinante da Câmara Municipal de Porto Moniz, juntamente com os principais parceiros, institucionais e privados, cujas contribuições ajudaram a elevar a qualidade organizativa do evento”. “A estes e a todos os voluntários que materializaram a XII edição do KV do Fanal, a Comissão Organizadora da prova agradece profundamente”, remata.

Com a conclusão do circuito mundial VK Open Championships 2024, após 9 eventos em 8 países, o KV do Fanal continua a consolidar a sua reputação como uma das corridas verticais mais desafiantes e inspiradoras do mundo, levando os atletas aos seus limites e promovendo as belezas naturais da Madeira.