O snorkeling é um desporto divertido e natural que é praticado num ambiente excepcional, pelo que exige o cumprimento de algumas regras específicas
Conforme noticiou o DIÁRIO, um turista polaco, de 42 anos, que foi fazer ‘snorkeling’ no Seixal, teve de ser resgatado, esta manhã, pela Força Aérea Portuguesa, após ter passado a noite ao relento junto à praia. Caso restem dúvidas, o arquipélago da Madeira reúne, em alguns locais identificados, as condições ideais para a prática de snorkeling, uma actividade que congrega cada vez mais adeptos. Aos mais incautos recomendam-se, porém, algumas regras que devem ser conhecidas antes de partirem à descoberta.
O que é o snorkeling?
O snorkeling é uma modalidade de mergulho livre, realizado ao longo da superfície da água, sem fazer imersões mais profundas.
É uma actividade recreativa que permite desfrutar do mundo subaquático utilizando equipamentos muito simples e acessíveis à maioria, nomeadamente o 'snorkel' (acessório composto por um tubo que é ligado a uma máscara de mergulho e que permite observar o que acontece debaixo de água sem ter de vir à superfície respirar).
Regras de segurança
Segundo a marca especializada em equipamentos desportivos Decathlon, o snorkeling é um desporto que está "ao alcance de todos", não obstante, "sendo uma actividade num ambiente que não é o nosso elemento natural, exige o cumprimento de regras de segurança específicas".
Ficam, pois, alguns conselhos:
- Não pratique snorkeling se tiver problemas respiratórios ou cardiovasculares incluindo (mas não se limitando a): infecção torácica, asma, tensão arterial alta (hipertensão), doença cardíaca ou angina de peito, etc. Em caso de dúvida ou questões relacionadas com este assunto, consulte o teu médico;
- Respirar através de um tubo de snorkeling é mais exigente do que simplesmente nadar:
- Pratique a sua respiração (pela boca) com a máscara e o tubo várias vezes antes de iniciar a exploração
- Faça isso perto da costa, a uma profundidade não superior à sua cintura
- Não mergulhe completamente, se não sabe como fazê-lo sem se arriscar
- Use um colete salva-vidas se não souber nadar muito bem
- Teste o seu equipamento antes de o utilizar:
- A máscara deve ficar bem, em função do tamanho da sua cabeça
- É preciso segurar bem com as fitas, mas sem apertar demais o rosto
- Pratique a colocação e a retirada da máscara várias vezes
- Não pratique este desporto sozinho:
- Vá sempre com um parceiro
- Se possível, antes de iniciar a actividade informe um familiar sobre o itinerário planeado (não se esqueça também de informá-lo quando a aventura tiver terminado)
- Verifique o estado do mar e as condições antes de praticar este desporto:
- Evite fazer snorkeling em áreas com ondas fortes
- Não se afaste da costa
Capitania prolonga aviso de agitação marítima para a Madeira até segunda-feira
A capitania do Porto do Funchal prolongou o aviso de agitação marítima forte para a orla costeira do arquipélago da Madeira até às 06:00 de segunda-feira.
- Proteja-se do frio e do sol, consoante as condições meteorológicas:
- Use um protector solar com alto fator de protecção que seja amigo do meio ambiente
- O corpo arrefece mais rapidamente na água. Use algo que o proteja do frio, como um top de neoprene ou um fato de mergulho. Este deve ser bem ajustado ao seu tamanho, mas também à temperatura da água
- Para prevenir uma hidrocussão (choque térmico) entre na água gradualmente, especialmente após uma longa exposição ao sol. Molhar o pescoço com as mãos, bem como o resto do corpo, é provavelmente a melhor solução
- Tremores? Lábios azulados? Estes sinais indicam que é necessário sair da água, especialmente para as crianças que são menos sensíveis ao frio!
- Evite cãibras musculares:
- São muitos os factores que levam ao aparecimento de cãibras musculares: baixas temperaturas, falta de descanso, bebidas alcoólicas, stress, desidratação, fome ou mesmo equipamento inadequado... Para evitar o seu aparecimento, avance lentamente, utilizando barbatanas correspondentes ao teu tamanho e adopte uma boa batida de pernas (note que as barbatanas não são obrigatórias para este deporto; há quem opte por sapatos ou meias de neoprénio)
- É importante fazer sempre um aquecimento antes de cada início, bem como alongamentos no final de cada prática de snorkeling
- Tenha em conta a distância percorrida e as correntes, pois o regresso à costa pode ser muito cansativo. Caso se sinta cansado, com falta de ar ou com tonturas, deve retirar a máscara e sair da água;
- Não toque na fauna ou na flora marinha.
Onde?
A diversidade da fauna marinha, bem como a limpidez e as temperaturas amenas das águas, que variam entre os 18 °C e 24 °C durante todo o ano, fazem da Madeira um local ideal para aventurar-se numa experiência de snorkeling com toda a família.
Alguns dos locais mais procurados do arquipélago para a realização deste desporto — não esquecendo a prática de snorkeling no Porto Santo — encontram-se mesmo integrados em Reservas Naturais, como a Ponta de São Lourenço e Garajau, onde a biodiversidade é escrupulosamente protegida e mantida na sua liberdade selvagem.
Snorkeling na Madeira - Visit Madeira | Site oficial do Turismo da Madeira
Fazer Snorkeling na Madeira é poder sonhar de olhos abertos! Junte toda a família e viva esta experiência!