Vamos cantar as Asneiras, quer dizer Janeiras… que afinal são os Reis

Como dizia Tolstoi “O errado não deixa de ser errado só porque a maioria participa e concorda”

Se em Machico temos “engenheiros” no Estreito de Câmara de Lobos encontramos também alguns criadores, que se intitulam defensores da tradição e que mais não fazem do que a deturpar.

Então não é que, no mesmo concelho de Câmara de Lobos, enquanto no Curral das Freiras, na Quinta Grande, no Jardim da Serra e em Câmara de Lobos se Canta os Reis, no Estreito de Câmara de Lobos se cantam as Janeiras? E que, segundo a entrevista do presidente da Casa do Povo do Estreito de Câmara de Lobos é uma tradição da localidade que foi retomada e que, nas suas palavras em entrevista à RTP Madeira e ao lhe perguntarem o que era as Janeiras respondeu que “ basicamente no fundo é cantar os Reis”. Nesta entrevista aparvalhadamente brilhante afirmou ainda que no seu programa conta com a participação de um DJ para atrair os jovens “à tradição” num evento que é, nas suas palavras, dedicado para as pessoas mais idosas do local, para se manter a tradição”. Ou seja, o senhor não sabe do que fala nem o que diz!

Durante o direto do canal naminhaterra.tv que por lá esteve a beber e a visitar as barracas e quase nada deu do palco (como já vem sendo habitual, numa pobre cobertura do evento, com muita “patachada” e mediocridade), ouve-se a entrevista a uma senhora (que não conheço mas que parecia já meia “tocada”) que afirmou que aquela festividade “nasceu comigo” e “foi uma forma de, há dez anos atrás, o presidente da Câmara da altura (que ela não sabia o nome) ajudar os comerciantes num ano de pouca vendagem de comércio natalício devido às condições climatéricas que nesse ano se fizeram sentir.

Afinal em que ficamos: é tradição ou não?

Atenção: Existe realmente a palavra Janeiras e a tradição de cantar as Janeiras – mas é lá no continente português! E não adianta mentes sábias virem com definições de janeiras e links para consulta. Aqui nunca se cantaram e não se cantam as Janeiras, nunca foi tradição - nem mesmo num evento com esse nome - não o cantam! Na minha Madeira cantam-se os Reis!

Não adianta inventar. Pelo menos que estejam em sintonia nas mentiras a depois se dizer para o povo ou em entrevistas.

Para quê mudar-se o nome para depois ter grupos a cantar os Reis, a comer Bolo Rei e vestidos de Reis?

Será que o DJ e o cantor convidado cantaram as janeiras? Foi? Não ouvi a música que parece que é mais ou menos assim ”Vamos cantar as janeiras … às raparigas solteiras. Lá lá lá” Ou será que agora é se chama Vamos Cantar as asneiras?

Bem sei que, para o bom madeirense, desde que haja festa, está tudo bem e não se pensa sequer a que vamos, não é?

Mas às vezes é preciso parar e não estragar o que é nosso de raiz. Para quem diz ser defensor da tradição e querer preservar os costumes … Fica-vos mal.

Enfim Bom Ano Novo para todos, com saúde, paz e muito cérebro.

João Roberto