Orçamento Participativo termina hoje e um carro para os bombeiros lidera a votação
Conheça os assuntos que marcam a agenda desta segunda-feira na Madeira
A votação online do Orçamento Participativo do Funchal termina nesta segunda-feira e uma proposta de iniciativa da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Madeirenses (AHBVM) para a aquisição de uma viatura de resgate em montanha lidera de forma destacada o escrutínio, com 4.177 votos.
A viatura desejada pela corporação de bombeiros é do tipo 4X4 e tem um custo estimado de 90 mil euros. Vai servir para o resgate e evacuação de pessoas nas serras, falésias, ribeiras, pináculo, levadas, teleféricos e de entre outras de grande ângulo. A instituição AHBVM possui uma equipa especializada nesta área e credenciada pelo Serviço Regional de Protecção Civil, assim como também formadores neste campo, sendo necessário este meio para o salvamento das pessoas sinistradas nestas situações, solicitações cada vez mais frequentes.
Até ontem à noite, a segunda proposta mais popular (3.992 votos) visa a aquisição de uma viatura para o Centro Cultural de Santo António, destinada ao transporte do respectivo grupo de folclores para os locais de actuações. Tem um custo de 40 mil euros. Em terceiro lugar (3.220 votos) surgia a proposta para a criação de uma zona de iniciação à modalidade BTT nas imediações do Chão da Lagoa, tendo um custo de 100 mil euros.
O período de votação do Orçamento Participativo do Funchal 2023-2024 teve início a 28 de Novembro e terminaria a 29 de Dezembro. Só que a Câmara Municipal do Funchal decidiu prolongar o período de votação até 8 de Janeiro, devido a alguns problemas técnicos registados na plataforma de votação online. A votação foi presencial, com um calendário de votação pelas dez freguesias do concelho, mas também online.
O Orçamento Participativo do Funchal reserva 550 mil euros para a concretização de propostas dos cidadãos e instituições, sendo as mesmas divididas em quatro categorias: Escolar, Juvenil, Concelhia e Sénior. Estão votação 35 projectos.
OUTROS EVENTOS NA AGENDA DE HOJE:
11h30 – Conferência de imprensa do líder parlamentar do JPP, Élvio Sousa, na sala de imprensa da Assembleia Legislativa da Madeira.
12h00 - Apresentação do jogo europeu do Madeira Andebol SAD, na Direcção Regional do Desporto. à Rua das Hortas.
15h00 - Assinatura de 62 protocolos de cooperação entre empresas e o Município do Funchal, a decorrer no salão nobre do edifício dos Paços do Concelho.
17h00 - PCP realiza acção de contacto com a população, na Rua Fernão de Ornelas, para apresentar uma iniciativa legislativa com o objectivo de conter a escalada dos preços.
17h00 - Novenário para celebrar o aniversário do falecimento da Madre Virgínia Brites da Paixão, na Igreja do Colégio.
PRINCIPAIS ACONTECIMENTOS REGISTADOS NO DIA 8 DE JANEIRO:
1642 - Morre, com 77 anos, o astrónomo e cientista italiano Galileo Galilei.
1902 - Morre, aos 46 anos, Joaquim Augusto Mouzinho de Albuquerque.
1912 - É constituído o Congresso Nacional Africano, na África do Sul.
1918 - O Presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, apresenta as 14 medidas fundamentais para a paz mundial, entre os quais a criação da Sociedade das Nações.
1923 - A França começa a ocupação militar do Vale do Ruhr, na Alemanha.
1926 - Ibn Saud ascende ao trono de Hejas e muda o nome do território para Arábia Saudita.
1935 - Nasce o cantor norte-americano Elvis Aaron Presley, Elvis Presley, em Tupelo no Mississipi.
1941 - Morre, aos 83 anos, o general inglês Robert Stephenson Smith Baden-Powell, fundador do Escutismo.
1959 - Fidel Castro, líder da revolução cubana, entra vitorioso em Havana.
- Charles de Gaulle é proclamado Presidente da V República Francesa.
1969 - Estreia, na RTP, Conversas em Família, programa de reflexões de Marcelo Caetano, presidente do Conselho, sobre a política orçamental, económica e educativa do Estado português.
1974 - As forças do Vietname do Norte tomam a capital do Camboja, Phnom Penh.
1976 - Morre, com 77 anos, o primeiro-ministro chinês Zhou Enlai, Chou En-Lai.
1978 - Richard Turner, destacado oposicionista do apartheid na África do Sul, é morto a tiro.
1980 - Guerra Fria. Os Estados Unidos expulsam 17 diplomatas soviéticos.
1983 - O PS termina a reunião da Comissão Nacional com a reivindicação de eleições gerais antecipadas e um programa fiel à social-democracia, deixando o "marxismo na gaveta".
1986 - O Presidente norte-americano, Ronald Reagan, determina o congelamento dos bens do Governo líbio nos EUA.
1989 - A URSS anuncia que vai começar a destruir as suas armas químicas.
1990 - Morre, aos 78 anos, o ator britânico Thomas Terry Hoar Stevens, Terry-Thomas.
1991 - Escalada para a Guerra do Golfo. O Presidente norte-americano, George Bush, pede aos aliados para não aceitarem compromissos com o Iraque.
1996 - Morre, aos 79 anos, o antigo Presidente francês François Maurice Adrien Marie Mitterrand, François Mitterrand.
2001 - Começam as emissões do canal televisivo SIC Notícias, do grupo Impresa.
2002 - Morre, com 85 anos, o académico russo Aleksandr Mikhaylovich Prokhorov, Prémio Nobel da Física em 1964 e um dos precursores da tecnologia laser.
2003 - Morre, aos 80 anos, José Viana, ator, artista plástico, figura determinante da comédia e dos "anos de ouro" do teatro de revista.
2004 - Quatrocentos técnicos da equipa norte-americana especializada em busca de armas de destruição maciça abandonam o Iraque, sem que alguma arma proibida tenha sido descoberta.
2007 - O islamita marroquino Mounir al Motassadeq, declarado culpado de cumplicidade nos atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, é condenado a 15 anos de prisão pelo Tribunal Regional de Hamburgo na Alemanha.
- É lançado o primeiro jornal gratuito desportivo português, Diário Desportivo, dirigido por Fernando Correia.
- Morre, com 81 anos, Iwao Takamoto, desenhador norte-americano, criador das personagens animadas Scooby-Doo e Muttley.
2008 - O Governo português decide ratificar o Tratado de Lisboa da União Europeia por via parlamentar, afastando a opção de um referendo ao documento.
2009 - O Governo altera o regulamento do recenseamento militar, que deixa de ser feito de forma presencial, mas que passa a estender ao sexo feminino a obrigatoriedade de presença no Dia da Defesa Nacional a partir de 2010.
- Os projetos de Lei do BE e do PEV para a suspensão da avaliação dos professores são chumbados na Assembleia da República por apenas um voto. Têm o apoio de toda a oposição e de quatro socialistas: Manuel Alegre, Teresa Alegre Portugal, Júlia Caré e Eugénio Alho.
2010 - Uma fação da FLEC, a FLEC-Posição Militar, protagoniza uma emboscada à escolta militar da comitiva da seleção de futebol do Togo, que ia participar na Taça de África das Nações em futebol, provocando três mortos e seis feridos.
2011 - Um ataque ocorrido no Arizona, Estados Unidos, atinge a tiro na cabeça a congressista democrata Gabrielle Giffords, de 40 anos, e causa seis mortos e 12 feridos.
- Morre, aos 88 anos, o cantor francês John William, intérprete do "Tema de Lara", do filme "Doutor Jivago", de David Lean (1965).
2012 -- Morre, aos 91 anos, Eduardo Ricou, médico que durante décadas combateu a lepra em Angola.
- Morre, com 82 anos, Alexis Weissenberg, pianista búlgaro.
- Morre, aos 81 anos, o comandante José Vaz Pinto, fundador dos Bancos Alimentares.
2015 - No dia seguinte ao ataque ao semanário Charlie Hebdo, um polícia é assassinado nos arredores de Paris num tiroteio que os investigadores relacionaram com o ataque ao jornal. No mesmo dia, um homem armado faz reféns num supermercado judaico e quatro deles são mortos.
- Morre, aos 72 anos, Andraé Crouch, lendário cantor e compositor "gospel" norte-americano.
2016 - O Ministério da Educação decide aplicar provas de aferição no 2.º, no 5.º e no 8.º ano de escolaridade e manter a prova final no 9.º ano.
- Morre Otis Clay, 73 anos, cantor norte-americano que entre os 1960 e 1980 se destacou na cena da música soul, blues e gospel.
2017 - Um camião atinge um grupo de soldados em Jerusalém, Israel, provocando quatro mortos e 15 feridos.
- El Madrigal, o estádio do Villarreal, passa a ser conhecido como Estádio de La Ceramica, numa homenagem ao símbolo da região.
- Morre, aos 82 anos, Akbar Hashemi Rafsanjani, antigo Presidente iraniano.
- Morre, com 91 anos, Nicolai Gedda, tenor sueco que se manteve ativo na cena lírica internacional durante mais de meio século.
2018 - Morre, aos 78 anos, Rui Rodrigues Pena, advogado e antigo ministro da Defesa.
2019 - A ANA - Aeroportos de Portugal e o Estado assinam um acordo para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, que prevê um investimento de 1,15 mil milhões de euros até 2028.
- O Governo Regional dos Açores aprova uma proposta de decreto legislativo que visa a "recuperação do tempo de serviço dos professores" para efeitos de progressão de carreira.
2020 - Um Boeing 737 da companhia aérea Ukrainian International Airlines que descolava de Teerão com destino a Kiev, Ucrânia, despenha-se dois minutos após a descolagem nos arredores da capital iraniana. Morreram as 176 pessoas a bordo. O Irão negou durante vários dias a responsabilidade pelo acidente, mas acabou por admitir que o acidente foi causado por um míssil iraniano.
- Mais de uma dúzia de mísseis iranianos são lançados contra duas bases iraquianas com tropas norte-americanas, em Ain al-Assad (oeste) e Erbil (norte). O ataque foi reivindicado pelos Guardas da Revolução iranianos como uma "operação de vingança", em retaliação pela morte do general Qassem Soleimani, comandante da sua força Al-Quds.
- Morre, aos 83 anos, Pilar de Borbón, infanta e irmã do rei emérito espanhol, Juan Carlos.
- Morre, aos 89 anos, Henry Zuckerman, Buck Henry, ator, argumentista e realizador norte-americano.
- Morre, aos 86 anos, Peter Thomas Kirstein, cientista britânico, pioneiro da internet na Europa, introduziu no seu laboratório de Londres os padrões TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol), o que permitiu à rainha Isabel II enviar o seu primeiro email, em 1976.
2021 - O Twitter suspende de forma permanente a conta do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, citando os riscos de "novo incitamento" à violência, dois dias depois de os seus apoiantes terem invadido o Capitólio.
2022 - Morre, com 77 anos, Michael Lang, empresário musical norte-americano, um dos criadores do histórico festival de música Woodstock, em 1969, numa quinta em Bethel, Nova Iorque.
- Morre, aos 91 anos, Lourdes Castro, artista plástica, fundou com René Bertholo a revista francesa KWY (1958-1963). Em 2020, o Ministério da Cultura atribuiu-lhe a Medalha de Mérito Cultural e, em 2021, foi condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Ordem Militar de Santiago da Espada.
2023 - Centenas de apoiantes do ex-Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, invadem a sede do Congresso Nacional numa manifestação em que pedem uma intervenção militar para derrubar o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
PENSAMENTO DO DIA:
A vaidade prega partidas terríveis à nossa memória Joseph Conrad (1857-1924), romancista inglês, de origem polaca.