DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Novo livro recorda sindicalistas de Abril

Publicação insere-se nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

None

Foi hoje apresentado o livro 'Conversas Carregadas de História com dez Sindicalistas de Abril, da autoria de Américo Nunes, um ex-dirigente sindical que viveu de perto o 25 de Abril.

A nova publicação tem a chancela da editora 'Página a Página', que, conjuntamente com a USAM - União de Sindicatos da Madeira, promoveu uma sessão de apresentação que teve lugar, esta terça-feira, no Sindicato da Hotelaria da Madeira, associando-se, assim, às comemorações dos 50 anos da Revolução do 25 de Abril de 1974.

Na nota remetida à comunicação social, os promotores da iniciativa referem que Américo Nunes é "um conhecido dirigente sindical associado à CGTP - Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses e ao sector da hotelaria.

Na sessão desta tarde, Américo Nunes recordou questões importantes daquele período e que ainda hoje se mantêm actuais, nomeadamente as condições de trabalho e de vida ou as dificuldades económicas. Relembrou, também, que, tal como no passado, também no momento actual é preciso "lutar e resistir".

"Os valores de Abril têm de ser agarrados pelos mais jovens, continuando a pugnar pela luta anti-fascista e pela luta sindical", afirmou, aproveitando para apelar a todos os presentes a continuação de um caminho progressista e de luta.

Quanto ao livro, retrata um conjunto de entrevistas e conversas, através das quais os entrevistados dão a conhecer a sua visão e participação de acontecimentos que marcaram a vida nacional antes e depois do 25 de Abril. Para este trabalho, Américo Nunes revisitou "histórias" e "amigos" esta tarde, no Sindicato da Hotelaria da Madeira, no Funchal. A apresentação do livro contou ainda com as palavras de João Palla Lizardo e de Alexandre Fernandes, coordenador da USAM.