Iniciativa Liberal quer clareza sobre o que vai agora acontecer na Madeira
O Iniciativa Liberal promoveu, hoje, uma conferência de imprensa para apresentação de um 1.º pacote de propostas para combate à corrupção. Nuno Morna afirma que precisamos de “clarificação e de responsabilidade”, sendo que “não podemos continuar nesta situação”.
O deputado afirma que o PAN, apesar de falar de estabilidade, tudo faz para “manter um status quo de instabilidade”. O CDS “afasta-se do que considera tóxico, como se não soubesse do que denunciou durante tantos anos” e “o PSD quase não fala.
“O senhor Representante da República tem agora oportunidade de mostrar a sua utilidade, se é que a tem”, atirou Nuno Morna, dizendo ser urgente explicar com clareza o que vai acontecer: eleições, votação do Orçamento ou outra situação.
O deputado do IL apela a Marcelo e a Ireneu que “acabem este circo de má fama”. Nuno Morna quer que, até ao dia de hoje, seja apresentada uma calendarização sobre aquilo que vai agora acontecer.
O partido apresentou quatro propostas de decreto-legislativo regional que pretendem o combate à corrupção: utilização do veting na nomeação dos directores regionais, para assegurar que os indivíduos seleccionados sejam apropriados, assegurando integridade e eficiência; aplicação de princípios de desburocratização e de digitalização; implementa o Governo Electrónico, em prol da eficiência operacional; criação do Gabinete da Integridade, Transparência, Prevenção e Combate à Corrupção”.
Nuno Morna diz somar ainda uma proposta para a criação do Portal da Transparência, que foi, entretanto, chumbada pelo parlamento. Assim, são cinco as medidas que o partido apresentou sobre este assunto.