DNOTICIAS.PT
5 Sentidos

Funchal recebe última apresentação do livro 'Açores em Cores'

None

Jornalista e escritor luso-brasileiro, Ígor Lopes, levará obra para os açorianos na Madeira

O jornalista e escritor luso-brasileiro Ígor Lopes vai apresentar, no próxima terça-feira, no Funchal, o livro-reportagem 'Açores em Cores – Belezas, Contornos e Potencialidades', com a chancela da editora Present Celebration.

A apresentação terá lugar nas instalações da Casa dos Açores na Madeira, pelas 18h30 do dia 9 de Janeiro.

O livro será apresentado por Carlos Costa, presidente da Casa dos Açores na Madeira, uma entidade que celebrou quatro anos de existência no passado dia 27 de Dezembro.

O objectivo central do livro, de acordo com Ígor Lopes, é “revelar detalhes que brasileiros, lusodescendentes e açordescendentes devem conhecer sobre o arquipélago”.

Ao longo de 226 páginas, recheadas de entrevistas e fotografias, o autor leva-nos a conhecer pontos específicos sobre as nove ilhas açorianas, deixando claro que “os Açores são um bom lugar para viver, trabalhar, investir, estudar ou, simplesmente, desfrutar de locais de tirar o fôlego”.

O conteúdo está centrado no formato pergunta-resposta, onde especialistas em diversos segmentos nos Açores, no âmbito público e privado, falam sobre variados temas de promoção das ilhas.

O prefácio do livro é assinado por Adélio Amaro, escritor, presidente do Centro do Património da Estremadura, presidente-fundador da BiblioRuralis e diretor do Gazeta Lusófona, na Suíça, além de especialista no tema Açores. O posfácio é assinado por Beatriz H. Ramos Amaral, escritora e mestre em Literatura e Crítica Literária. Ricardo Alexandre, da TSF Rádio Notícias, escreveu sobre Ígor Lopes.

A obra foi já lançada no Brasil, nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Florianópolis, onde reuniu um grande público e autoridades luso-brasileiras. No nosso país, passou também pelo Fundão, Porto, Lisboa, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo. Agora, chegou a vez de os açorianos e seus descendentes, a residir na ilha da Madeira, conhecerem o resultado de dois anos de investigação para esta obra que está no final da sua segunda edição.

Com entrega em todo o mundo, o livro está à venda através das redes sociais do autor ou por encomenda direvta via e-mail ([email protected]).

Quem é Ígor Lopes?

Ígor Lopes é jornalista, escritor e social media entre Brasil e Portugal. É CEO da Agência Incomparáveis, que conecta União Europeia e Mercosul. É coordenador editorial internacional da Diáspora Lusa; coordenador de redação do jornal Gazeta Lusófona, da Suíça; jornalista correspondente da agência e-Global, de Lisboa; além de outros órgãos internacionais. É colaborador da RDP Internacional, com o podcast “Rumo ao Sul”, e correspondente internacional do programa de TV “Assim é Portugal”, do Brasil.

Licenciado em Comunicação Social, na vertente Jornalismo, pela FACHA, Brasil; Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade de Coimbra; Especialista em Gestão de Redes Sociais e Comunidades para Jornalistas pela Universidade de Guadalajara; Especialista em Comunicação Mediática Contemporânea pela Universidade de Santiago de Compostela e Doutorando em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior.

É autor de livros-reportagem, tais como “Luso-brasilidade Musical”, 2023; “Festas D’Agonia – Viana do Castelo – para brasileiros e lusodescendentes”, 2022; “Açores em Cores – Belezas, Contornos e Potencialidades”, 2021; “Rancho Folclórico Maria da Fonte da Casa do Minho do Rio de Janeiro - o percurso do grupo português que valoriza a cultura minhota no Brasil desde 1954”, 2019; “Casa do Distrito de Viseu: cinquenta anos de dedicação à cultura portuguesa no Rio de Janeiro”, 2016; “Maria Alcina, a força infinita do Fado”, 2016. Participou também em diversas antologias e é autor de textos académicos no circuito Brasil-Portugal.

Recebeu das mãos do presidente da Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística, Dom Galdino Cocchiaro, a "Comenda da Ordem Nacional do Mérito do Empreendedor Visconde de Mauá", título oficializado como "Honraria Oficial do Município de Mauá" e pelo Governo da República do Brasil, através do Ministério da Educação e Cultura, com o apoio da Secretaria de Estado da Justiça e Defesa da Cidadania do Governo de São Paulo. Nesta mesma oportunidade, o escritor foi ainda empossado como "Chanceler", com atuação internacional, “tendo como objetivo central atuar na aproximação entre Brasil e Portugal” no eixo cultural.

É embaixador em Portugal da Academia de Filosofia e Ciências Humanísticas Lucentina, membro da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO), da Eco Academia de Letras, Ciências e Artes de Terezópolis de Goiás (E-ALCAT), da Academia de Letras e Artes de Paranapuã (ALAP), da Academia Luso-Brasileira de Letras (ALBL) e da Academia de Letras e Artes da Guiné-Bissau (ALAB). Foi condecorado no Brasil e em Portugal com medalhas, diplomas e comendas por diversas instituições.

É detentor do diploma de Revelação Cultural 2016 - Congresso da Sociedade de Cultura Latina - Secção Brasil – 2017, da Comenda da Paz "Nelson Mandela" - CONINTER – Conselho Internacional dos Académicos de Ciências, Letras e Artes – 2016, da Comenda Honorífica "Barão de Ayuruoca" - Instituto Cultural Barão de Ayuruoca – 2016, do Prémio Liberdade de Expressão da Associação Internacional de Escritores e Artistas (Literarte) – 2015, do Diploma de Reconhecimento ao Mérito - Elos Clube de Leiria – 2007, do Diploma de Honra ao Mérito – Casa Museu Maria da Fontinha – 2007, da Medalha Albino Fontes de Araújo - ALAP – 2007 e da Comenda da Ordem do Mérito Cívico e Cultural – Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística – 2006, Detetor da Medalha Honorífica do Real Clube de Regatas Vasco da Gama; e recebeu o Prémio Liberdade de Expressão da Associação Internacional de Escritores e Artistas (Literarte) – 2015.

Ígor Lopes é ainda presidente da mesa da Assembleia Geral da Plataforma, entidade que reúne os órgãos de comunicação social da diáspora lusa, é vice-presidente da Associação Mais Lusofonia, director de Relações Internacionais da Câmara do Comércio da Região das Beiras e da Casa do Brasil - Terras de Cabral.