DNOTICIAS.PT
None
Explicador Madeira

Internato médico arrancou hoje na Saúde Pública, saiba o que é

Serviço Regional de Saúde da Madeira recebeu 80 médicos internos

Milhares de formandos dão início, durante este mês de Janeiro, ao Internato Médico nos serviços de saúde do País. Na Região Autónoma da Madeira integram, a partir de hoje, o Serviço Regional de Saúde 80 médicos internos. 

80 médicos internos iniciam hoje formação no SESARAM

Metade destes profissionais são de formação específica e a outra metade de formação geral

Nesta rubrica 'Explicador' fique a saber o que é e em que consiste o Internato Médico. 

O Ministério da Saúde abriu para o Internato Médico deste ano 2.400 vagas para a formação geral e 2.242 vagas para a formação médica especializada. Foram colocados 1.836 candidatos a médicos especialistas e 83% dos 1.833 candidatos a frequentar o programa da formação geral.

Mas afinal o que é o Internato Médico?

Trata-se de um processo da formação médica, teórica e prática, que se desenvolve em duas fases distintas. A primeira fase, diz respeito à formação geral, com a duração de um ano, que visa habilitar o médico ao exercício autónomo da medicina. Segue-se a formação especializada, com duração variável de entre quatro a seis anos, que tem como objectivo habilitar o médico para o exercício numa determinada área de especialização, com a aquisição do correspondente grau de especialista.

O ingresso no Internato Médico faz-se através de um procedimento concursal único, aberto pela Administração Central do Sistema de Saúde. O processo rege-se pelo disposto no Decreto-Lei n.º 13/2018, de 26 de Fevereiro (Regime do Internato Médico) e na Portaria n.º 79/2018, de 16 de Março (Regulamento do Internato Médico). O Internato Médico realiza-se em instituições de saúde públicas, privadas ou do sector social, reconhecidas como idóneas.

O exercício autónomo da Medicina é reconhecido a partir da conclusão, com aproveitamento, do ano da formação geral, quer isto dizer que durante a formação geral os médicos internos actuam sob supervisão, não podendo praticar actos médicos, tais como prescrever medicamentos ou assinar altas médicas, de forma autónoma. Por outro lado, durante a formação especializada, os médicos internos podem praticar actos de forma independente.

Médicos Internos no SESARAM 

O Serviço Regional de Saúde da Região Autónoma da Madeira assinalou esta quarta-feira, 3 de Janeiro, a chegada de 80 médicos internos, que durante os próximos meses/anos vão realizar a sua formação nas unidades de saúde locais. 

Cerca de metade, 40, dá início à formação geral, com a duração de 12 meses, enquanto os restantes 40 são candidatos a médicos especialistas de 23 especialidades, cujo tempo de formação varia entre quatro e seis anos.