Henrique Araújo. Do Real Madrid ao... “anonimato”
Avançado madeirense do Benfica anda longe dos holofotes. Do interesse Real do colosso espanhol no Verão de 2022 aos sucessivos empréstimos fracassados
Não é bem do céu ao inferno, mas é quase. Assim se pode caracterizar o percurso futebolístico mais recente de Henrique Araújo, jovem atacante madeirense, 22 anos, que tem sentido grandes dificuldades em impor-se ao mais alto nível, situação que era pouco expectável tendo em conta que há bem pouco tempo era considerado, e ainda é, um dos mais promissores futebolistas portugueses.
Formado no Marítimo, Henrique Araújo mudou-se para o Benfica em 2018 e rapidamente começou a destacar-se nas camadas jovens do clube da Luz e nas seleções jovens portuguesas. Num ápice, começou a despertar à atenção dos responsáveis da equipa principal do Benfica. A ascensão meteórica do jovem prodígio – comparado pelos entendidos ao ex-internacional Pauleta- parecia não ter fim. Para muitos, o céu era o limite.
A 29 de Janeiro de 2022 estreia-se pela equipa principal- suplente utilizado e logo na final da Taça da Liga do Sporting. Nelson Veríssimo era o treinador das águias. Até final dessa temporada, 2021/2022, Henrique Araújo começa a ter presença regular na equipa principal do Benfica.
A 11 de Março de 2022 estreia-se a marcar pela equipa principal do Benfica- jogo com o Vizela (1-1), no Estádio da Luz, referente à 26.ª jornada da I Liga.
15 de Março de 2022 estreia-se numa convocatória para um jogo da Liga dos Campeões. É suplente não utilizado diante do Ajax, encontro da segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Termina em plano de grande evidência a I Liga de 2021/2022. Na última jornada, marca os dois golos da vitória do Benfica diante do Paços de Ferreira.
No Verão de 2022, o nome de Henrique Araújo faz manchete em vários jornais da imprensa desportiva internacional devido à cobiça dos principais clubes mundiais. O colosso espanhol Real Madrid é aquele que revela maior interesse no atacante madeirense. O Benfica resiste pois acredita que tem nas suas fileiras um avançado capaz de ser titular durante vários anos. Arsenal. Arsenal, Manchester United, Chelsea, Barcelona, PSG e Bayern Munique têm também referenciado Henrique Araújo.
Integrado em definitivo no plantel principal do Benfica em 2022/2023 – o alemão Roger Schmidt chegava para treinador principal dos encarnados- Henrique Araújo parecia destinado a ser a grande referência do ataque do Benfica.
A 9 de Agosto de 2022 outro marco importante na carreira do avançado madeirense. Estreia-se a marcar na Liga dos Campeões, a competição de clubes mais importante a nível mundial. Marca um dos golos da vitória, 3-1, do Benfica frente aos dinamarqueses do Midtjylland, encontro da segunda mão da terceira pré-eliminatória de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.
Contra todas as previsões eis que em Janeiro de 2023, por altura do mercado de transferências de Inverno, Henrique Araújo é emprestado aos ingleses do Watford, equipa da Championship (equivalente à II Liga portuguesa). Este empréstimo visava, segundos os responsáveis do Benfica, permitir que Henrique Araújo jogasse com maior regularidade para que na temporada seguinte, 2023/2024, pudesse, em definitivo, afirmar-se no Benfica. A verdade é que os planos , tanto do clube como do futebolista, saíram todos gorados visto que a passagem de Henrique Araújo pelo futebol inglês não teve o sucesso esperado, muito pelo contrário. Participou em apenas oito jogos e somente em três foi titular.
De regresso a Portugal no final da temporada, Henrique Araújo, apesar de ter realizado parte da pré-epoca de 2023/2024 com o plantel do Benfica, o jovem insular é novamente emprestado, desta vez ao Famalicão. Novo empréstimo e novo fracasso. Pelos famalicenses disputou 17 jogos e foi titular em apenas sete. E tal como tinha acontecido na passagem pelo Watford não marcou qualquer golo. Em aberto está agora novo empréstimo nesta janela do mercado de transferências que termina na quarta-feira. O Rio Ave era possibilidade que entretanto gorou-se.
Aos 22 anos e com contrato com o Benfica até 2027, Henrique Araújo vive a pior fase da sua ainda curta carreira- o último golo que marcou por uma equipa foi a 15 de Janeiro de 2023 então pelo Benfica B no jogo com o Farense para a II Liga- pois neste momento existem mais dúvidas que certezas. A única certeza que existe prende-se com o talento que é por demais reconhecido pela crítica especializada.