DNOTICIAS.PT
Fact Check Madeira

Ontem foram batidos novos recordes da temperatura máxima em Janeiro na Madeira?

Esta sexta-feira várias localidades registaram temperaturas do ar acima dos 26 °C. Eis os extremos mais significativos: São Vicente (28,4 °C), Porto Moniz (27,0 °C), Ponta do Sol/Lugar de Baixo (26,8 °C), Funchal/Lido (26,5 °C), Funchal/Observatório (26,2 °C).

None

No Funchal, no dia 26 de Janeiro de 2024, registou-se o maior valor da temperatura máxima do ar, desde 1960. Ao longo desta semana a Madeira tem sido assolada por uma situação meteorológica tipicamente conhecida como 'leste' (vento de leste com invasão de ar quente e seco que dá origem a temperaturas elevadas, humidade relativa muito baixa e alguma bruma).
O ‘leste’ ocorre em geral nos meses de Fevereiro a Abril e de Agosto a Outubro e pode durar até sete dias, mas em regra não dura mais de três dias, sendo que este episódio faz-se sentir desde o início da semana.
O maior valor da temperatura máxima do ar (28,4 °C) foi registado em São Vicente, o valor da humidade relativa do ar mais baixo (2%) foi registado na Quinta Grande, Funchal/Lido e Pico do Areeiro e o maior valor da temperatura mínima do ar (20,8 °C) foi registada no Funchal/Lido. Na estação meteorológica Funchal/Observatório, a temperatura máxima foi 26,2 °C e a temperatura mínima 19,8 °C. Todos os valores anteriormente referidos foram registados esta sexta-feira, dia 26 de Janeiro.
Analisando a série de dados do Funchal/Observatório (por ser uma série muito mais longa do que as restantes), relativamente à temperatura máxima e à temperatura mínima no mês de Janeiro, desde 1960 até ontem, dia 26 de Janeiro de 2024, verifica-se que 26,2 °C foi o maior valor de temperatura máxima alguma registado no mês de Janeiro.
Estas situações meteorológicas que dão origem a dias com temperatura máxima superiores ao normal nos meses de Janeiro não são uma situação nova na Madeira.

Numa análise preliminar dos registos da temperatura máxima em Janeiro na Madeira, Victor Prior, delegado regional do IPMA na Madeira, confirma que a temperatura máxima mais alta alguma vez registada em Janeiro (até ontem) no Arquipélago da Madeira foi os 28,4 °C registados na tarde desta sexta-feira em São Vicente. Valor que superou o anterior recorde, 27,3 °C, registado dois dias antes, na quarta-feira, desta feita no Porto Moniz.

Até então os valores mais significativos da temperatura máxima em Janeiro eram: 27,2 °C, em Santana; 27,0 °C, no Santo da Serra; 26,9 °C, em Ponta Delgada; e 26,0 °C na Ponta do Sol/Lugar de Baixo e no Sanatório do Monte.

No Funchal, tendo como referência a estação do Observatório Meteorológico do Funchal, os 26,2 °C registados também ontem, passam a ser considerados o valor recorde para a cidade capital da Região. O anterior máximo, 25,5 °C, persistia desde 1985.

Em conclusão, pela análise da série de dados do Funchal/Observatório, verifica-se que nos últimos anos, os dias quentes e secos aumentaram de frequência nos meses de Janeiro.

O extremo da temperatura máxima ontem registada em São Vicente (28,4 ºC) é também o maior valor da temperatura este mês registado em todo o território nacional. Enquanto no arquipélago dos Açores as máximas mais elevadas têm rodado os 20 ºC, em Portugal continental a temperatura máxima do ar atingiu 26,3 ºC de valor extremo em Aljezur, esta quinta-feira, dia 25 de Janeiro.

Esta sexta-feira foi o dia mais quente alguma vez registado na Madeira no mês de Janeiro?