XIX Congresso Nacional da ANAFRE aprova proposta apresentada pela delegação da Madeira
O XIX Congresso Nacional da ANAFRE, que decorre na Figueira da Foz, aprovou uma proposta de alteração aos estatutos, apresentada pela delegação da Madeira, que pretendia passar de dois para três conselhos gerais anuais. A proposta que foi defendida pelo conselheiro nacional Simplício Pestana foi aprovada por maioria.
Ao todo, foram apresentadas 14 propostas de alteração aos estatutos, sendo que apenas a 'madeirense' acabou por ser aprovada. Foram ainda apresentadas mais 6 propostas que resultaram das reuniões realizadas pela delegação regional da Madeira, propostas essas que acabaram por ser retiradas, atendendo que houve a garantia que passariam a ser contemplados nos regulamentos internos da ANAFRE.
"Uma vitória expressiva da Madeira e muito bem defendida por Simplício Pestana, mandatado para o efeito, atendendo a sua experiência e longo percurso nos diversos órgãos sociais da ANAFRE nos últimos 20 anos", refere nota à imprensa.
Ao longo desta tarde serão apresentadas, discutidas e votadas as moções apresentados ao congresso. Entre elas consta a que "defende o acesso aos fundos comunitários por parte da freguesias de todo o país, atendendo que ao contrário do que acontece na Madeira e nos Açores, onde as freguesias já estão contempladas no acesso a estes fundos, em Portugal continental que debatem-se à longos anos por esta reivindicação". Celso Bettencourt, coordenador da delegação regional, irá defender junto deste congresso a igualdade de acesso para todo o país a estes fundos comunitários, "que seriam de extrema importância para o desenvolvimento local e consolidação do trabalho das juntas de freguesia".