'Batismo' de poncha em Câmara de Lobos
A ‘Mostra da Poncha e do Mel’ vai na sua 8.ª edição e marca este fim-de-semana a animação da freguesia da Serra de Água, na Ribeira Brava. A iniciativa conta novamente com três dias de muita música e hoje é um dos mais concorridos.
À boleia do evento regressam à Região os 'Poncharolas', grupo de continentais, que volta à Madeira sempre por esta altura. Confessos apaixonadas pela bebida mais famosa do arquipélago - na sua grande maioria provenientes do Norte de Portugal - juntam-se mais uma vez para visitar a freguesia ribeira-bravense.
VIII Mostra da Poncha e do Mel já tem programa
A oitava edição da VIII Mostra da Poncha e do Mel será realizada nos dias 26, 27 e 28 de Janeiro e o local será novamente na Praceta da Serra de Água, contando com um vasto programa de animação.
E a paixão pela bebida é tão grande que existe hino, reza, logotipo, cachecóis, t-shirts para miúdos e graúdos, um mexelhote gigante para praxar caloiros e um programa que inclui roteiro por diversas “tasquinhas” da Madeira, com passagens por Caniçal, Santa Cruz, Funchal, Ribeira Brava, Porto Moniz e, claro está, Câmara de Lobos, berço da poncha.
Será aí, na vila piscatória, como manda a tradição, que irá decorrer por volta das 11h00 deste sábado, a habitual ‘praxe’ aos mais recentes elementos dos 'Poncharolas'.
É pena não encontrarmos poncha no continente com a mesma qualidade, mas também somos defensores que as coisas são nos locais certos, portanto, a poncha tem de ser provada e bebida aqui na Madeira. Só os madeirenses é que sabem fazer poncha. Já tentámos, mas não é a mesma coisa. É pena não virmos cá mais vezes. Miguel Balaia, porta-voz dos 'Poncharolas'
O certame organizado pela Casa do Povo volta a dar palco também aos produtores e artesãos em vários espaços licenciados e reservados à exposição de produtos regionais ou à confecção da típica poncha regional, isto sem esquecer o espaço reservado aos apicultores.
Outros acontecimentos
Conferências
9h00 às 12h30 - Conferência com o tema 'Inteligência Emocional para o Sucesso' que terá como oradora convidada a Mestre Verónica Faria que é Mentora, coach e especialista em Inteligência Emocional. Será no auditório da Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia.
9h00 às 17h30 - 3.º Workshop em Cuidados Paliativos organizado pela Escola Superior de Saúde da Universidade da Madeira, intitulada 'Comunidades Compassivas: juntos pelos Cuidados Paliativos'. Na Sala do Senado, no piso -2 do Campus da Penteada.
9h30 - I Jornadas Insulares sobre a Europa na Câmara Municipal do Funchal.
9h30 às 11h30 - Café Memória da Madeira com o tema 'Alimentar a Memória' pela nutricionista Tatiana Silva. No Centro Comunitário do Funchal (Edifício 2000).
10h30 - Manifestação em defesa do direito à habitação (organizada pela Plataforma Casa Para Viver). Junto à Assembleia Legislativa da Madeira.
Desporto
13h30 - Madeira SAD - Alpendorada (I Divisão de Andebol Feminino). No Pavilhão do Funchal.
15h00 - CAB - Barreirense (Proliga de Basquetebol Masculino). No Pavilhão do CAB.
15h00 - Câmara de Lobos - Ponta Sol (Futebol de Veteranos). No Estádio de Câmara de Lobos.
Música
18h00 - OCM celebra 60 Anos com concerto comemorativo. No Centro de Congressos da Madeira.
21h00 - 1.º Festival de Música de Câmara da Madeira. No Forúm Machico.
21h00 - Concerto de ano novo protagonizado pela Banda Orquestral "Os Infantes" e pela Banda Municipal de Santana. No Centro Cívico do Estreito de Câmara de Lobos.
Política
12h00 - JPP aborda actualidade política com o porta-voz Élvio Sousa na Rua da Alfândega.
16h00 - CDU apresenta candidatura às Legislativas nacionais no auditório da Universidade da Madeira, edifício do Colégio dos Jesuítas.
O que já aconteceu neste dia?
Principais acontecimentos registados no dia 27 de Janeiro, Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto ou Dia da Shoah, Dia Europeu de Memória do Holocausto e Dia Internacional do Vinho do Porto.
1573 - A vila de Lagos passa a cidade.
1668 - O infante D. Pedro, irmão de Afonso VI, é nomeado regente e herdeiro da Coroa, nas Cortes de Lisboa.
1731 - Morre, aos 75 anos, Bartolomeu Cristofori, a quem se atribui a invenção do piano.
1756 - Nasce, em Salzburgo, o compositor Wolfgang Amadeus Mozart.
1763 - O Brasil passa a ser governado por um vice-rei e a sua capital é transferida de São Salvador da Baía para o Rio de Janeiro.
1832 - Nasce o escritor e matemático inglês Lewis Carroll, em Daresbury, no Cheshire, autor de "Alice no País das Maravilhas".
1879 - Thomas Edison regista a patente da lâmpada eléctrica.
1901 - Morre, em Milão, o compositor Giuseppe Verdi, 87 anos, autor de "Aida".
1943 - II Guerra Mundial: A Força Aérea norte-americana ataca pela primeira vez o território da Alemanha.
1944 - II Guerra Mundial: O Exército Vermelho dá por terminado o cerco a Leninegrado pelas forças alemãs.
1945 - II Guerra Mundial: O Exército Vermelho ocupa o campo de Auschwitz, na Polónia, começando o tratamento e libertação dos sobreviventes do extermínio nazi.
1950 - Os Estados Unidos aprovam o fornecimento de armas aos países da NATO.
1956 - A República Democrática Alemã adere ao Pacto de Varsóvia, aliança militar dos países sob tutela da URSS.
1962 - É estabelecido o acordo entre Portugal e a Índia para o repatriamento de cerca de três mil prisioneiros, que se renderam quando da entrada das forças indianas em Goa, Damão e Diu.
1967 - Explosão da Apollo 1, primeira nave espacial do projeto norte-americano de viagem à Lua.
1981 - Morre Silva Pais, último diretor da PIDE-DGS, polícia política da ditadura.
1984 - A Assembleia da República aprova, na generalidade, o Projeto de Lei do PS para a despenalização do aborto.
1988 - O Supremo Tribunal de Justiça indefere, por unanimidade, o pedido de 'habeas corpus' de Otelo Saraiva de Carvalho e dos restantes 12 réus do processo FP-25.
1999 - A Indonésia admite, pela primeira vez, a concessão da independência a Timor-Leste, após consulta ao povo timorense.
2001 - As cheias do Mondego fazem rebentar o dique de Montemor-o-Velho.
2003 - Inspetores internacionais concluem que não há provas concretas de que o Iraque possui armas de destruição maciça.
2004 - O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Kofi Annan, rejeita o envio de "capacetes azuis" para o Iraque mas admite a constituição de uma "missão eleitoral".
2005 - Chefes de Estado de todo o mundo, sobreviventes do Holocausto, e soldados que 60 anos antes libertaram Auschwitz, voltam ao antigo campo de extermínio para que "o mundo não esqueça" o Holocausto Nazi.
2008 - O senador democrata Barak Obama vence as primárias da Carolina do Sul por uma grande diferença sobre a sua principal adversária, Hillary Clinton.
2010 - Um sismo ocorre ao longo da costa da Região de Maule, no Chile, às 03:34, na hora local (06:34 UTC), atingindo uma magnitude de 8,8 na escala de magnitude de momento e durando três minutos, fazendo várias centenas de mortos. O terramoto é sentido na capital Santiago com intensidade VIII na escala de Mercalli (Ruinoso). Sentem-se abalos em muitas cidades argentinas, incluindo Buenos Aires, Córdoba, Mendoza e La Rioja. Outros são sentidos mais ao norte, como na cidade de Ica no sul do Peru.
2013 - Um acidente com um autocarro na Sertã provoca 11 mortos e 32 feridos. O autocarro com matrícula espanhola e motorista português partiu de Portalegre com destino a Santa Maria da Feira.
2014 - Morre, aos 94 anos, Pete Seeger, cantor e compositor considerado como uma das principais figuras de 'folk' e também um ativista dos direitos humanos.
2015 - O movimento Juntos Pelo Povo (JPP) constitui-se como partido. Elege cinco deputados à Assembleia Legislativa da Madeira nas eleições regionais de Março do mesmo ano.
2016 - Morre, aos 80 anos, Martín Picciotto (Conchita), ativista conhecida pelo pacífico protesto antinuclear durante quase 35 anos em frente à Casa Branca.
2018 - O Sporting conquista pela primeira vez a Taça da Liga de futebol, ao derrotar nas grandes penalidades o Vitória de Setúbal por 4-3, após 1-1 no tempo regulamentar, em final disputada em Braga; Morre, aos 91 anos, Feodor Ingvar Kamprad, fundador da cadeia de lojas IKEA.
2020 - Primeira morte pelo novo coronavírus (Covid-19) confirmada em Pequim.
Nem o passado existe nem o futuro. Tudo é presente. Pensamento do dia por Gonzalo Torrente Ballester (1910-99), escritor espanhol
Este é o vigésimo sétimo dia do ano. Faltam 339 dias para o final de 2024.