Cardeal Tolentino Mendonça recebeu o título de Doutor Honoris Causa no Brasil
A Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), no Recife (Brasil), concedeu na quinta-feira o título de Doutor Honoris Causa ao cardeal madeirense D. José Tolentino de Mendonça, ministro da Educação do Vaticano e professor visitante da instituição. O evento aconteceu no auditório G2 da universidade e a cerimónia contou com a presença de ex-alunos, como o jornalista Gerson Camarotti e o escritor, jurista e ex-ministro José Paulo Cavalcanti.
O cardeal D. Tolentino Mendonça resumiu o momento em uma palavra: "Gratidão”. Ele agradeceu especialmente à Unicap, instituição com a qual colabora em alguns cursos e iniciativas, desde 2009.
Além de poeta, ensaísta, filósofo e teólogo com diversos livros publicados, D. Tolentino Mendonça é professor visitante da Católica. O Cardeal é prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação da Cúria Romana, um cargo equivalente ao de ministro, já que o Vaticano é um Estado independente. Antes disso, foi diretor da Biblioteca Apostólica, Vaticana e Arquivista.
O cardeal madeirense, D. Tolentino Mendonça, também foi o vencedor do Prêmio Pessoa 2023, uma iniciativa do semanário Expresso e da Caixa Geral de Depósitos que visa reconhecer a atividade de pessoas portuguesas com papel significativo na vida cultural e científica do país.