Putin visita enclave de Kaliningrado no início de exercícios da NATO na região
O Presidente russo, Vladimir Putin, deslocou-se hoje ao enclave de Kaliningrado, situado entre a Polónia e a Lituânia, pouco depois do início dos maiores exercícios militares da NATO desde o fim da Guerra Fria (1991).
A visita de Putin a Kaliningrado está relacionada com o Dia do Estudante e inclui um encontro com estudantes da Universidade Estatal Immanuel Kant, segundo o Kremlin (Presidência).
O porta-voz da Presidência russa, Dmitri Peskov, negou que a viagem tenha como objetivo enviar uma mensagem à Aliança Atlântica, segundo a agência espanhola EFE.
Assegurou ainda que "todas as medidas foram tomadas" para garantir a segurança de Putin durante o voo para o enclave, sem revelar a rota do avião.
Peskov disse que a Rússia não pediu à Lituânia um "corredor aéreo" para o trânsito do avião presidencial russo.
A Lituânia fechou o espaço aéreo à Rússia após o início da guerra russa contra a Ucrânia, em 24 de fevereiro de 2022.
A última vez que o líder russo se deslocou a Kaliningrado, que acolhe a frota russa do Báltico, foi em setembro de 2022.
A NATO iniciou esta semana os exercícios militares "Steadfast Defender 2024", que envolvem 90.000 soldados dos Estados-membros e da Suécia, cuja adesão à aliança aguarda agora apenas a aprovação da Hungria.
Os exercícios, que decorrerão até maio, ocorrerão principalmente no flanco oriental da Aliança.