Caminho do Pico do Infante
Este histórico caminho também conhecido por caminho do Meio situa-se na parte alta de Santa Maria Maior, pertinho do Funchal com início a poucos metros do Complexo do Nacional
e com saída na Estrada das Carreiras. É o mesmo caminho que sobe o Jardim Botânico, Choupana, cruza o Caminho dos Pretos e continua até ás Carreiras.
É este troço que fazia parte dos Caminhos Reais por onde desciam e subiam milhares de pessoas vindas do norte e da Camacha a pé.
Este belo caminho, calçado com três metros de largura, presentemente está irreconhecível, buracos enormes, lombas e pedras, só viaturas todo o terreno atravessam o pequeno trajecto, os turistas também o usam desafiando as dificuldades, já que ali termina a Levada da Serra do Faial.
Ainda observamos pedaços intactos como recordação de tempos antigos, não seria custoso um pequeno arranjo mesmo que fosse só tapar os buracos.
Assim seria possível a passagem de todo o tipo de viaturas incluindo camiões, pois os proprietários desejam limpar as suas parcelas de matagal e invasoras, seria vantajoso para o turismo e pessoas em geral.
Observei na minha curta subida que dois cidadãos do norte da Europa adquiriram grandes parcelas, colocaram portões e plantaram Laurissilva, contudo nota-se um certo abandono, as invasoras ultrapassam as plantações, com certeza perdem o interesse devido ao péssimo acesso.
Custa-me acreditar as nossas autoridades que faziam da Madeira um Paraíso não tenham conhecimento daquela situação ali bem perto da nossa magnífica cidade afectando centenas de pessoas, não haja dúvida.
A. Gomes