Carlos Rodrigues propõe compromisso para um Tratado da Autonomia
Um "compromisso total", dos partidos que vão fazer parte da Assembleia da República depois das eleições de 10 de Março, para garantir o aprofundamento da Autonomia, é o desafio que Carlos Rodrigues deixou.
O parlamentar social-democrata propõe um "Tratado da Autonomia", a ser redigido pelos partidos que integram o parlamento regional, que inclua a revisão constitucional, a revisão da lei das finanças regionais e, depois de garantida a revisão da Constituição, a revisão do Estatuto.
Carlos Rodrigues considera fundamental que os candidatos às próximas eleições deixem bem claro que tudo farão para garantir que os seus partidos, ao nível nacional, não serão entraves ao aprofundamento da Autonomia.
O deputado do PSD não tem qualquer dúvida de que "o contencioso da Autonomia" foi a garantia das conquistas autonómicas, face a um poder central que tudo faz para travar a afirmação dos direitos das regiões.
"Enquanto não percebermos isto, não percebemos o que é ser madeirense, o que é ser açoriano, o que é a Autonomia", afirmou.
Acredita que, depois de 10 de Março, deverá haver uma conjuntura favorável a uma discussão favorável ao aprofundamento da Autonomia.