DNOTICIAS.PT
Madeira

“Uma juventude activa desempenha um papel vital na construção de uma sociedade mais inclusiva”

JSD Câmara de Lobos realizou visita aos idosos, no Jardim da Serra, no âmbito da iniciativa 'Encontro de Gerações'

None

Ontem, dia 20 Janeiro, a estrutura local da JSD Câmara de Lobos, através do seu núcleo de freguesia do Jardim da Serra, realizou, no âmbito da iniciativa 'Encontro de Gerações', uma visita aos idosos sinalizados na freguesia, "como parte de uma iniciativa contínua de envolvimento com a comunidade".

Os jovens membros da JSD Jardim da Serra proporcionaram momentos de alegria e companhia, à população residente e puderam ouvir histórias e partilhar vivências, criando "conexões intergeracionais significativas". Houve também lugar a momentos de descontração, com a distribuição de pequenos mimos.

Esta inciativa traduz, assim, o compromisso assumido pela juventude social-democrata "em promover o bem-estar daqueles que um dia foram também jovens e que hoje fazem parte da nossa história, manifestando a solidariedade e gratificação por tudo aquilo que também eles construíram".

"É essencial reconhecer a sabedoria e a experiência dos idosos na comunidade da nossa freguesia. A nossa visita não é apenas uma expressão de carinho, mas também uma oportunidade de aprender com as histórias e vivências daqueles que ainda tem tanto para nos dar", destaca a JSD Jardim da Serra.

A iniciativa recebeu uma resposta calorosa tanto dos idosos quanto dos seus cuidadores informais, "evidenciando a importância de eventos como este que fortalecem os laços sociais e incentivam o respeito intergeracional". “É nestes pequenos momentos que estas pessoas mais idosas acabam por se sentir ainda valorizadas, pois é sempre uma alegria ver de novo a casa repleta de juventude”, referiu um dos cuidadores informais presentes no evento.

Na ocasião, os jovens social-democratas câmara-lobenses aproveitaram a oportunidade para reafirmar o seu "compromisso contínuo com a responsabilidade social, promoção e partilha de momentos com toda a população", destacando que uma “juventude activa desempenha um papel vital na construção de uma sociedade mais inclusiva”.

Os jovens social-democratas afirmaram ainda que “uma das maiores preocupações sempre presentes na vida dos jovens é pensar e construir o seu futuro, não podendo haver lugar ao esquecimento do que foi já feito por quem lhes antecede, pois, o futuro depende dos jovens, mas não será apenas para eles”, reforçando que este tipo de iniciativas são “essenciais para formar cidadãos civicamente melhor preparados".