Associação da Ucrânia com Amor assinala Dia da Reunificação no Funchal
A concentração está marcada para amanhã, dia 21 Janeiro, entre as 12 e as 12.30, em frente à Sé Catedral
A 22 de Janeiro, o povo ucraniano celebra anualmente o Dia da Unidade da Ucrânia ou Dia da Reunificação.
"Neste momento tão difícil para a Ucrânia e os ucranianos, temos de lembrar quem nos rodeia da importância da história ucraniana, e que somos todos Ucrânia", realça Katerina Leacock, presidente da Associação da Ucrânia com Amor, que irá assinalar a efeméride na Madeira.
Para este efeito convocaram uma concentração em frente à Sé Catedral do Funchal, para este domingo, dia 21, entre as 12 e as 12h30.
"Este feriado lembra que a Ucrânia não está dividida, não existe uma Ucrânia Oriental e Ocidental separada - temos um único Estado e somos um único povo. A combinação das nossas histórias, culturas e corações cria aquela imagem em mosaico única que chamamos de Ucrânia. Juntos passamos por grandes provações, unidos em tempos difíceis, e permanecemos lado a lado na defesa da nossa independência e continuamos a fazê-lo", pode ler-se na mensagem transmitida aos jornalistas pelos membros da associação que representa a comunidade ucraniana na Região.
Hoje, a nossa Ucrânia atravessa um período difícil, onde a independência e o futuro estão a ser questionados por aqueles que nos chamavam de irmãos, mas nos atacaram de forma traiçoeira, criminosa e infundada, querendo tirar-nos a liberdade, quebrar o nosso espírito e destruir a nossa independência. futuro! Aqueles que tentam dividir o nosso povo por todos os meios possíveis. Mas eles não terão sucesso! Conhecemos, lembramos e valorizamos o nosso passado histórico - uma fonte inesgotável de inspiração e força que não pode ser superada! A nossa força está na união, na consciência de que somos uma grande família, unidos no amor à nossa Pátria. Vamos juntos homenagear os nossos heróis que lutaram e lutam pelo nosso direito de sermos livres e independentes. Que cada um de nós faça uma pausa nas nossas rotinas diárias para celebrar este momento de unidade. Que o Dia da Reunificação nos traga fé no futuro, força nas nossas almas e nos inspire para novas conquistas. Juntos somos capazes de mais, e o nosso objetivo comum de uma Ucrânia grande e feliz num mundo seguro e pacífico será alcançado.