2 milhões de euros para a primeira fase de construção da Sala de Concertos da Madeira
A obra para a construção da Sala de Concertos da Madeira, à Avenida Sá Carneiro, no Funchal, encontra-se na sua primeira fase, o que corresponde a um investimento de cerca de dois milhões de euros do Governo Regional.
Tal como o DIÁRIO já havia avançado em tempo oportuno na sua edição impressa, esta fase inicial da empreitada corresponde "aos trabalhos de escavação e contenção periférica, necessários à implantação do edifício a construir, assim como à consolidação da escarpa envolvente", explica nota de imprensa do executivo.
Nesse sentido, amanhã, dia 20 de Janeiro, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, realiza uma visita à obra em curso.
A Sala de Concertos da Madeira está a ser concebida para ser um edifício catalisador de eventos culturais, pretendendo o Governo Regional dotar a Região de um imóvel especialmente vocacionado para a música, privilegiando a sua política cultural, através da disponibilização de um espaço moderno, com condições acústicas e cénicas adequadas à realização de espetáculos musicais de elevada qualidade e também à formação artística, ao ensaio e ao aperfeiçoamento de artistas e agrupamentos no domínio musical.
Além disso, passará também a ser a residência da Orquestra Clássica da Madeira.
A Sala de Concertos da Madeira permitirá apresentações públicas de diferentes eventos e concertos musicais, incluindo a atuação de orquestras sinfónicas, corrigindo uma carência já há muito reclamada pelo público, artistas, associações e agentes musicais da Madeira. Pretende, assim, o Executivo madeirense criar um polo cultural na cidade do Funchal, difusor da cultura madeirense e portuguesa, acessível à população residente e a toda a comunidade turística que visita a Ilha da Madeira. Governo Regional