No falecimento do Padre Bernardino
Retenho do padre Bernardino Andrade uma alegria permanente e a vontade de ajudar. Tinha uma cultura acima da média, fruto da sua passagem essencialmente pelos Estados Unidos da América. Tinha da Igreja uma ideia concreta de ajudar o semelhante, de ir ao seu encontro. Verberava as mordomias e os clérigos que viviam rodeados pela opulência. Foi crítico de colegas e de bispos. Queria-os simples, junto dos pobres e dos mais carenciados. Fundou associações e projectos nesse sentido. Foi um capelão hospitalar marcante, sempre disponível e presente. Há poucos anos conseguiu concluir o oratório em honra do Bom Pastor, na longínqua Bica da Cana. Mesmo com a dificuldade que as maleitas da idade lhe traziam conduziu, muitas vezes, para aquele lugar da serra para celebrar missa.
Para além de todas as actividades, assegurou durante muitos anos a missa em inglês na Capela da Penha de França, onde era especialmente estimado.
Foi um homem da comunidade, que viveu para a comunidade, um verdadeiro servo de Jesus na Terra. Era Ele que o guiava e o inspirava.
Que as diversas sementes que lançou por vivifiquem.
Leitor identificado