DNOTICIAS.PT
Madeira

Livro propõe reflexão sobre execução de penas

Obra foi apresentada hoje na Assembleia Legislativa da Madeira

None Ver Galeria

Foi esta tarde apresentado, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira, o livro ‘Execução das Penas e Medidas na Comunidade - Probation, Vigilância Electrónica e Justiça Juvenil - no Futuro Digital’, com coordenação de Nuno Franco Caiado. Uma obra apresentada por Joana Marques Vidal, ex-procuradora geral da República, e por Samuel Freitas, director do Núcleo de Reinserção Social da Madeira.

Na oportunidade, Joana Marques Vidal destacou “a riqueza das temáticas” abordadas no livro e a “importância que poderá ter no futuro, não só da probation em Portugal, mas também do próprio sistema penal”.

A antiga procuradora geral da República considera que este livro “é uma pedrada no charco”, por se tratar de “um conjunto de textos que nos permite uma reflexão aprofundada e partir para um debate sério sobre uma série de questões”, numa altura em que se fala “na necessidade de uma eventual reforma do sistema de justiça”. A qual, expressa, não pode ser discutida sem a abordagem da questão “da execução das penas”.

Nuno Franco Caiado, por seu lado, considera que “há duas décadas que não existe uma visão estratégica sobre política criminal, nomeadamente sobre a execução das penas”, relacionando-o com “as investidas tecnológicas”. E teme que daqui resultará, a prazo, em Portugal “a anulação da identidade da probation e da vigilância electrónica, transformadas em meras plataformas de hipervigilância tecnológica”.