DNOTICIAS.PT
Mundo

Autoridades ucranianas investigam "escutas ilegais" a jornalistas

None

Os serviços de segurança da Ucrânia divulgaram hoje que estão a investigar as "escutas ilegais" a jornalistas, após a publicação de imagens que mostram funcionários de um órgão de comunicação de investigação a consumirem drogas durante uma festa.

As gravações de áudio de conversas e os vídeos foram divulgados na rede social YouTube esta terça-feira.

Os ficheiros mostram alegadamente funcionários do meio de comunicação Bihus Info a discutir sobre a compra de drogas e o seu uso numa festa de Ano Novo, noticiou a agência France-Presse (AFP).

Os serviços de segurança ucranianos (SBU, na sigla em ucraniano) revelaram hoje que estão a investigar "as circunstâncias das escutas telefónicas ilegais e da gravação de vídeo de representantes" da Bihus Info.

"O trabalho transparente e livre dos meios de comunicação independentes e profissionais é uma condição importante para o desenvolvimento da Ucrânia como um Estado democrático", acrescentou o SBU, em comunicado.

Na terça-feira, a Bihus Info adiantou que a sua equipa estava a ser escutada "há pelo menos vários meses", principalmente através dos seus telemóveis.

Este meio de comunicação acusou ainda "pessoas cuja identidade não é conhecida" de terem entrado no local onde foi organizada a festa de Ano Novo para colocar "câmaras de videovigilância".

Este órgão de comunicação, conhecido na Ucrânia pelas suas investigações, garantiu ainda que pretende descobrir quem está por detrás deste ataque e que está a considerar apresentar uma queixa.

A Bihus Info também admitiu que alguns dos seus operadores de câmara consumiram "substâncias ilegais" e anunciou "testes de despistagem de drogas" para todos os seus funcionários.