PS exige "justiça" para o sector da banana
Sílvia Silva apresentou três propostas para o sector da banana, desde logo a alteração da portaria que "limita o reconhecimento, na Região, de mais organizações de produtores, pondo termo ao monopólio no sector regional da banana". A deputada do PS defende a possibilidade de haver outras associações de produtores que possam comercializar a banana.
Também é proposto pelo PS o "aumento do preço a pagar pela GESBA por quilo de banana" e a convocação de uma assembleia geral da empresa para "deliberar a compensação dos produtores pelos riscos de perda da de produção não abrangidos pelo seguro colectivo de colheitas". Sílvia Silva defende a garantia de pagamento de toda a banana "comprometida e não colhida" por incapacidade da GESBA.
Entre as propostas do PS está a possibilidade de os bananicultores poderem vender pequenas quantidades de banana directamente aos consumidores sem perderem os apoios europeus.
"Impor justiça no sector da banana", através da liberdade de associação, é o que o PS exige e acusa o Governo Regional de manter um sistema que serve para "dominar a população e financiar o Governo".
Sílvia Silva acusa o Governo de "manipular e omitir números", apenas para justificar a GESBA e apresentou dados sobre as receitas da empresa, na comercialização de banana que mostram que 14 milhões e euros não chegaram aos produtores, mas acabaram gastos pela GESBA.