Chuva, vento e trovoada na passagem da depressão 'Irene' pela Madeira esta terça-feira
A depressão 'Irene' irá condicionar o estado do tempo na Região Autónoma da Madeira, com ventos fortes, chuvas intensas e agitação marítima até ao final do dia 17, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que, inclusive, emitiu vários avisos meteorológicos para o arquipélago.
A costa Sul e as regiões montanhosas estão, hoje, sob aviso laranja para precipitação e vento forte, sendo a que na zona Sul vigora ainda um aviso para agitação marítima. A costa Norte vai estar com aviso amarelo para precipitação e vento forte, até à tarde desta terça-feira.
De acordo com o IPMA, o céu deverá apresentar-se com períodos de muita nebulosidade, tornando-se geralmente muito nublado a partir do final da tarde.
Estão previstos períodos de chuva ou aguaceiros, mais prováveis nas vertentes Sul e nas terras altas, aumentando de intensidade e frequência a partir do meio da tarde, e que poderão ser por vezes fortes e acompanhados de trovoadas no final do dia.
O vento fraco a moderado (até 30 km/h) de su-sudoeste, tornando-se moderado a forte (30 a 45 km/h) a partir da tarde, soprando forte (35 a 50 km/h) nas terras altas, com rajadas até 80 km/h.
Ainda assim, as temperaturas irão manter-se amenas, oscilando entre os 18 a 22ºC no Funchal e os 16 a 21ºC no Porto Santo.
Quanto ao estado do mar, na costa Norte, as ondas serão de Oes-Noroeste com 1,5 a 2 metros e, na costa Sul de Oes-Sudoeste, com 1,5 a 2 metros. A temperatura da água do mar rondará os 20/21ºC.
Tenha em atenção que devido às condições meteorológicas adversas o Serviço Regional de Protecção Civil emitiu um conjunto de de recomendações à população.
Protecção Civil deixa recomendações para o mau tempo na Madeira
O Serviço Regional de Protecção Civil voltou a emitir várias recomendações devido ao mau tempo que está previsto para esta terça-feira e que vai deixar a Madeira sob aviso laranja.
O Instituto das Florestas e Conservação da Natureza decidiu também encerrar todos os percursos pedestres na Madeira, por questões de segurança.
Percursos pedestres encerrados devido ao mau tempo na Madeira
Na sequência dos avisos meteorológicos emitidos para esta terça-feira, o Instituto das Florestas e Conservação da Natureza decidiu encerrar todos os percursos pedestres na Madeira por questões de segurança.