DNOTICIAS.PT
Mundo

Deslizamentos de terra causam pelo menos 18 mortos na Colômbia

None

Pelo menos 18 pessoas morreram na sexta-feira, soterradas por deslizamentos de terra numa estrada no oeste da Colômbia, que também causaram cerca de 30 feridos, disseram fontes oficiais.

O autarca da localidade de Carmen de Atrato, na região de Chocó, disse ao canal de televisão Caracol Televisión que os deslizamentos de terra soterraram vários veículos na estrada entre Medellín e a capital de Chocó, Quibdó.

Jaime Herrera acrescentou que os veículos estavam parados aparentemente devido a uma primeira queda de rochas que teria bloqueado a movimentada estrada municipal numa área montanhosa.

Num vídeo gravado por testemunhas, vê-se uma fila de veículos parados na estrada, à espera da abertura da passagem, quando de repente ocorreu um novo deslizamento de terra.

O autarca acrescentou que o número de mortos pode aumentar porque as equipas de socorro continuam a remover as toneladas de terra que caíram sobre os condutores e passageiros.

Jaime Herrera admitiu que o número de vítimas pode aumentar, uma vez que ainda há um número indeterminado de desaparecidos.

A chefe de operações da Cruz Vermelha colombiana, Lina Dourado, disse à Caracol Televisión que "cerca de 50 pessoas abrigaram-se da chuva numa casa e o deslizamento ocorreu logo acima daquela casa".

A Unidade Nacional de Gestão de Risco de Desastres colombiana disse que pelo menos 35 pessoas feridas foram levadas para diferentes hospitais.

A governadora de Chocó, Nubia Carolina Córdoba, afirmou em comunicado "que ocorreu uma emergência de graves proporções", e disse que as equipas de emergência estão a trabalhar na "recuperação dos corpos e atendimento imediato aos feridos".

O Presidente colombiano Gustavo Petro prometeu na rede social X que o governo irá fornecer todo o apoio necessário para apoiar no resgate, após uma "tragédia horrível".

O departamento de Chocó, situado junto ao Oceano Pacífico e que abriga uma vasta floresta tropical, tinha sido atingido por fortes chuvas nas 24 horas anteriores ao desastre.