DNOTICIAS.PT
A Guerra Mundo

Novo 'apagão' nos serviços de telecomunicações em Gaza

None

Os serviços de Internet e de telefone voltaram hoje a estar completamente inoperacionais na Faixa de Gaza, anunciou a operadora palestiniana Paltel, atribuindo a interrupção das telecomunicações à "agressão em curso".

"Lamentamos anunciar que todos os serviços de telecomunicações na Faixa de Gaza foram interrompidos devido à agressão em curso. Gaza novamente isolada", afirmou a empresa na rede social X (antigo Twitter).

O conflito em curso entre Israel e o Hamas, que desde 2007 governa na Faixa de Gaza, foi desencadeado pelo ataque do movimento islamita palestiniano em território israelita em 07 de outubro.

Nesse dia, cerca de 1.200 pessoas foram mortas, na sua maioria civis, mas também perto de 400 militares, segundo os últimos números oficiais israelitas. Cerca de 240 civis e militares foram sequestrados nesse mesmo dia, com Israel a indicar que mais de 100 permanecem na Faixa de Gaza.

Em retaliação, Israel, que prometeu destruir o movimento islamita palestiniano, bombardeia desde 07 de outubro a Faixa de Gaza, onde, segundo o governo local liderado pelo Hamas, já foram mortas mais de 23.000 pessoas -- incluindo perto de 9.000 crianças e adolescentes e 6.000 mulheres, 70% do total de vítimas mortais -- e feridas mais de 59 mil, também maioritariamente civis.

Desde o início da ofensiva israelita, a Faixa de Gaza tem sofrido várias interrupções totais das comunicações e da Internet.