Armários já começam a ser 'varridos' esta noite
Alguns armários já começam hoje a ser 'varridos' na Região. Apesar do 'verdadeiro' dia desta festa ser apenas no dia 15 de Janeiro, o que é certo é durante esta tarde e noite vários concelhos já começam a assinalar a data.
Nesta tradição secular que encerra, de forma geral, na Região, os festejos de Natal, com os madeirenses a conservarem as decorações, árvore e o presépio até este dia, as famílias e amigos têm por hábito reunirem-se para saborear as últimas iguarias, como bolos, doces e licores.
Conheça a tradição do ‘varrer dos armários’ na Madeira
Na Madeira a Festa de Santo Amaro tem ganho cada vez mais força em vários concelhos, nomeadamente em Santa Cruz onde o dia 15 de Janeiro é assinalado com um feriado. São muitas as pessoas que aproveitam este dia para desmanchar o presépio, mas também para comer as últimas broas e beber os últimos licores antes de iniciar a dieta do Ano Novo.
Assim, hoje a Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria, no Funchal, vai promover, uma iniciativa que visa promover e reviver a esta data do Natal madeirense. O Grupo Folclórico Monte Verde, a Universidade Sénior do Imaculado Coração de Maria, a Casa do Povo local e o acordeonista Ilídio Ferreira vão partir, pelas 18 horas, do Jardim de Santa Luzia rumo à Rua Cidade do Cabo, prometendo cantar e animar os estabelecimentos comerciais ali instalados. O Café do Imaculado, o Snack Bar Vitória, o Bar Os Amigos e o Snack Bar A Pedra são outros dos estabelecimentos que vão entrar neste roteiro, que será percorrido em automóveis particulares.
Também esta noite em Santa Cruz, tal como o DIÁRIO noticiou, a Festa em Honra a Santo Amaro têm como cabeça de cartaz os HMB, que sobem ao palco, pelas 22h30. A banda portuguesa promete “entregar música com sentimento” a Santa Cruz.
HMB convidam população a estar presente nas Festas de Santo Amaro em Santa Cruz
As Festas em Honra a Santo Amaro estão a chegar e os HMB, cabeças de cartaz, convidam a população a marcar presença nesta tradicional, que se realiza no próximo dia 12 de Janeiro, em Santa Cruz.
OUTROS EVENTOS REGIONAIS:
- 10h30 às 16h00 - Abertura do Encontro Temático "Emprego de Qualidade, Efectivar a Igualdade, Aumentar a Natalidade", no Auditório do Sindicato de Professores da Madeira;
- 11h00 - Miguel Albuquerque visita a empresa MC–Computadores S.A., na Rua Tenente Coronel Sarmento, Funchal;
- 12h00 - Apresentação dos novos projetos, para o ano de 2024, com a presença de Pedro Calado;
- 12h00 - Tomada de posse da Mesa de Fotografia da ACIF-CCIM,na Sede;
-12h30 - PCP realiza uma iniciativa de contacto com os trabalhadores para apresentar uma iniciativa legislativa para a redução do horário de trabalho semanal, junto às instalações da Empresa Horários do Funchal - Viveiros;
- 14h30 - Apresentação de Resultados da avaliação do Programa AaZ nas escolas da Região Autónoma da Madeira, com a presença de Jorge Carvalho, no Auditório da Escola EB123/PE Bartolomeu Perestrelo;
- 15h30 - Audiência entre TáxisRam e a Secretaria Regional do turismo, com temas importantes ao sector;
- 18h00 - Junta de Freguesia do Imaculado Coração de Maria promove o 'Varrer os Armários', com percurso pela freguesia;
- 18h30 - Inauguração da Exposição "Sentimentos Retratados a Carvão", no Solar do Ribeirinho - Machico;
- 19h30 - Lançamento do Livro "Assim Vale a Pena Pecar - A Viagem" de Diogo Santos, na Junta de Freguesia de São Gonçalo;
- 19h30 - Projecto Fragmentos Dançados II: adro bailatório de Natércia Kuprian, no Estúdio de Criação Artistica - Largo do Corpo Santo;
- 21h00 - Concerto da Orquestra de Bandolins da Madeira, no Salão Nobre da Assembleia Legislativa da Madeira;
- 21h00 - Manifestação da PSP Praça do Município;
- 22h30 - Festa de Santo Amaro - Varrer os Armários, com a actuação da Banda HMB, na Praça - Junto ao Mercado de Santa Cruz;
CURIOSIDADES:
- Este é o décimo segundo dia do ano. Faltam 354 dias para o termo de 2024.
EFEMÉRIDES:
1837 - É fundada a Escola do Exército, atual Academia Militar.
1945 - II Guerra Mundial. As forças alemãs batem em retirada na batalha de Bulge, Bélgica.
1959 - O general Humberto Delgado, candidato da oposição democrática às presidenciais de 1958, pede asilo político na Embaixada do Brasil, em Lisboa.
1969 - É lançado, nos Estados Unidos, o álbum de estreia dos Led Zeppelin, banda britânica de rock. O álbum intitulado Led Zeppelin foi gravado em outubro de 1968 no Olympic Studios, em Londres.
1972 - Guerra Colonial. O MPLA estende a luta armada ao distrito de Cunene.
1976 - Morre a escritora britânica Dame Agatha Mary Clarissa Christie, Agatha Christie, criadora do inspetor Hercule Poirot e de Miss Marple. Tinha 85 anos.
1988 - O Governo autónomo basco e os seis partidos regionais - exceto o Batasuna, braço político da ETA - assinam a carta contra a violência da organização terrorista.
1990 - A Frente de Salvação Nacional da Roménia ilegaliza o Partido Comunista.
1991 - O Congresso norte-americano aprova a declaração de guerra ao Iraque.
1998 - Portugal e os restantes membros do Conselho da Europa assinam uma convenção que proíbe a clonagem humana no espaço do Conselho da Europa.
2005 - O Parlamento Europeu aprova, em Estrasburgo, o projecto de Constituição Europeia, que pretende ser o "pontapé de saída" para a ratificação do texto nos 25 Estados-membros.
2007 - É detida em Madrid a ex-Presidente argentina Maria Estela Martinez, um dia depois de um juiz de Buenos Aires ter emitido um mandado de captura internacional contra a viúva do general Juan Péron, por alegado envolvimento no desaparecimento de um sindicalista durante o seu mandato, há 30 anos.
2009 - O futebolista português Cristiano Ronaldo, jogador do Manchester United, é eleito o melhor jogador do Mundo de 2008 pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), na Gala do organismo, em Zurique, Suíça. Ronaldo é o segundo português a ganhar o troféu, depois de Luís Figo, em 2001.
2010 - Um sismo no Haiti faz cerca de 170 mil mortos e um milhão de desalojados.
- O Instituto Português de Oncologia do Porto realiza uma intervenção cirúrgica com aplicação de "um método inovador no tratamento do cancro", em Portugal, a radioterapia intraoperatória.
2012 - A televisão digital terrestre (TDT) arranca com o desligamento do emissor analógico de televisão de Palmela.
2015 - O presidente do Governo Regional da Madeira, Alberto João Jardim, apresenta formalmente o pedido de demissão do cargo que ocupa desde março de 1978, depois da eleição do novo líder do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque. PSD e CDS-PP concorrem em listas separadas às eleições regionais madeirenses.
- O futebolista português Cristiano Ronaldo conquista pela terceira vez a Bola de Ouro, prémio atribuído pela revista francesa France Football e a FIFA ao melhor jogador do ano.
2018 - O ministro das Finanças português, Mário Centeno, assume a presidência do Eurogrupo numa cerimónia na embaixada de Portugal em Paris.
2021 - O primeiro-ministro, António Costa, assina o despacho que determina o pagamento "urgente" de uma indemnização aos familiares do cidadão ucraniano morto no aeroporto de Lisboa, sendo o valor o fixado pela Provedora de Justiça.
2022 - O pedido de extradição do ex-presidente do Banco Privado Português João Rendeiro, transmitido por via diplomática, é recebido pelas autoridades sul-africanas. Rendeiro, localizado e detido em Durban no âmbito de mandado internacional de detenção, foi inicialmente presente ao juiz Rajesh Parshotam, do tribunal de Verulam, que lhe decretou, em dezembro, a medida de coação mais gravosa, remetendo-o para uma das maiores prisões do país, depois de rejeitar a libertação mediante caução. João Rendeiro estava fugido à justiça há três meses e as autoridades portuguesas reclamam a sua extradição para cumprir pena de prisão em Portugal.
2023 - A justiça espanhola retira a acusação de crime de sedição ao ex-presidente do governo catalão Carles Puigdemont, protagonista da tentativa de independência de 2017, deixando-o num "contexto próximo ao da despenalização", segundo o Tribunal Supremo espanhol.
PENSAMENTO DO DIA:
A vida não é um problema que possa resolver-se dividindo a luz pela escuridão ou os dias pelas noites, mas sim uma viagem imprevisível entre lugares que não existem Stig Dagerman (1923-54), escritor sueco.