Guindaste do Paul já está a ser reparado
A Direcção Regional de Pescas informa que a o guindaste de apoio à descarga do pescado na Lota do Paul do Mar já está a ser reparado, estimando-se que o mesmo possa entrar em funcionamento em breve.
Ao longo do dia de hoje, estiveram no local os técnicos especializados que avaliaram a situação e detectaram a avaria, tendo sido necessário remover parte do mecanismo para ser reparado em oficina.
PAN Madeira pede esclarecimento sobre estado do Porto de Pesca do Paul do Mar
Na sequência de denúncias dos pescadores do Paul do Mar sobre o estado do porto da localidade, o PAN Madeira pediu esclarecimentos à Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira (APRAM).
Apesar da avaria do guindaste, que foi detectada durante o período de Natal, a Lota do Paul do Mar esteve sempre em funcionamento. Desde o dia 1 de Dezembro e o final da semana passada, foram descarregados perto de 850 Kg de peixe naquela infra-estrutura de apoio à actividade piscatória.
Numa análise por espécies descarregadas na Lota do Paul do Mar temos mais de 340 kg de gaiado, seguido de atum albacora com perto de 250 kg e próximo de 100 kg de abrótea de costa. Outras espécies capturadas e descarregadas naquela lota foram congro, fura-vasos, garoupa, moreia pintada, pargo legítimo, peixe carneiro e requeme.
Além deste guindaste da Direcção Regional de Pescas, o Governo Regional tem concretizado vários investimentos no Paul do Mar, de que é exemplo, os melhoramentos concretizados, no ano que agora terminou, pela Administração de Portos da Madeira - APRAM.
A remodelação do varadouro do Paul do Mar, nomeadamente a demolição do muro cortina danificado e reconstrução de um novo, numa extensão de 150 metros, bem como a colocação de vários antiferes e um guincho de apoio às embarcações, vieram permitir uma maior protecção, segurança e operacionalidade naquela infra-estrutura, inclusive para a actividade piscatória.