5 Sentidos

Teatro Municipal Baltazar Dias estabelece distinção anual a um elemento do público

None
Foto CMF

No âmbito da apresentação da temporada artística do Teatro Municipal Baltazar Dias, que decorreu no dia de ontem, foi instituído o reconhecimento anual de uma pessoa do público através da entrega de um trofeu de homenagem pelo envolvimento e trabalho de mediação que desenvolveu no âmbito da temporada artística anterior.

A definição deste reconhecimento anual vem no seguimento do trabalho realizado pelo Teatro Municipal Baltazar Dias, nos últimos anos, através do envolvimento de públicos através de projectos de mediação e participação.

Em 2021, essa distinção foi entregue pelo Presidente da Câmara Municipal do Funchal a Sofia Paiva, professora de língua gestual portuguesa da Escola Básica de 1º Ciclo Eleutério de Aguiar pelo grande envolvimento que teve ao contribuir para que o TMBD fosse um dos teatros nacionais com o maior numero de público da comunidade surda a assistir com frequência aos espetáculos. Espectáculos esses que contaram com tradução em Língua Gestual Portuguesa, mas também espectáculos pensados de raiz para a comunidade surda: como “Zoo Story” o primeiro espetáculo em Portugal, totalmente em língua gestual portuguesa, o espectáculo “Língua”, um espectáculo bilingue, e Syntropia com a utilização do primeiro dispositivo táctil em palco.

A Sofia Paiva foi um importante elemento mediador com a comunidade surda adulta, mas também com os seus alunos, garantindo a sua presença e envolvimento nas actividades, sempre com um espírito crítico e interventivo contribuindo para a definição da programação. Direcção do Teatro Municipal Baltazar Dias

A segunda distinção deverá acontecer no inicio da próxima temporada.