Coligação PSD/CDS diz que a Madeira é a região do País com creches mais baratas
A educação foi o tema escolhido pela 'Somos Madeira' para uma das acções de pré-campanha eleitoral da coligação que junta do PSD e o CDS na corrida pelos lugares do parlamento madeirense.
Na visita desta manhã à Escola Básica do 1.º ciclo/PE com Creche da Nazaré, no Funchal, os candidatos apontaram que a Madeira é a região do País com melhores respostas ao nível da oferta educativa nas creches e ensino pré-escolar. A "oferta alargada" que dizem existir e que, destacaram, beneficia da comparticipação do Governo Regional, garante segurança às crianças e às suas famílias, aliviando o orçamento familiar e funciona no que apontam como incentivo à natalidade.
Coube ao pediatra José Luís Nunes sublinhar a importâncias destas ajudas para as famílias. "Sabemos que as nossas crianças estão muito bem protegidas, tanto sob o ponto de vista da saúde como da educação e essa é uma garantia que damos e que continuaremos a dar na próxima legislatura", apontou o candidato.
Sobre a comparticipação nas creches, que respeita dos escalões do abono de família, realçou a gratuitidade das mesmas para as famílias enquadradas no 1.º e 2.º escalões, bem como a redução do valor em 11% no 3.º escalão e, em 10%, no 4.º escalão.
"Na prática, temos as creches públicas, temos as IPSS e temos as privadas, tudo isto comparticipado pelo Governo, numa oferta que agrada", reforçou José Luís Nunes, que, de caminho, garantiu existirem vagas em todos os concelhos da Região, aludindo à situação contrária que é vivida em muitos pontos do continente.