Regionais 2023 Madeira

IL assume posição em relação ao problema da falta de água na Ponta do Sol

None

O Iniciativa Liberal (IL) veio, esta tarde, pronunciar-se sobre um dos temas quentes no concelho da Ponta do Sol. A questão da água e a falta dela nas torneiras de alguns pontassolenses, no entender de José Martins, deve-se à falta de intervenção dos executivos do PSD, que antecederam aos mandatos de Célia Pessegueiro. 

Mas, o candidato do IL não deixa de atribuir responsabilidades ao PS. Antes pelo contrário, questiona o que tem feito o executivo camarário "para reduzir as perdas de água que são da sua competência", complementando que "as redes de distribuição de água não se estragam da noite para o dia".

José Martins aproveita este caso para fazer um paralelo com o "que se vai passando em todo o lado", já que, alega, "o investimento nas redes tem sido diminuto em todo o lado".

Sob o mote de que "sem água não há futuro", o IL deixa algumas propostas para resolver o problema que, conforme notam, tanto podem ser implementadas pela Águas e Resíduos da Madeira (ARM), como pela Câmara da Ponta do Sol. 

Dessa lista com 10 sugestões constam, por exemplo, a criação de "um sistema funcional nas ETAR's que reaproveite as águas daí resultantes e que as reintroduza na rede de águas agrícolas"; a construção de "mais depósitos de armazenamento de águas da chuva", incentivando os munícipes a fazerem um aproveitamento semelhante; o combate às perdas de água, com aposta nas novas tecnologias; a mudança de paradigma na utilização deste bem; algumas alterações nos tarifários, tanto em alta, como em baixa; entre outras medidas. 

Numa das propostas, o IL recomenda uma parceria com a Universidade da Madeira, "aproveitando inclusive fundos comunitários existentes", para implementação de "soluções inovadoras na gestão da água", como seja a captação da água dos nevoeiros.