Governo assina protocolo com a Samsung
Nesta quinta-feira, 7 de Setembro, decorreu a assinatura de um protocolo entre a Madeira Parques Empresariais (MPE) e a Samsung.
Na ocasião, o secretário regional de Economia, Rui Barreto referiu que a assinatura deste protocolo, além de trazer vantagens e descontos para as empresas instaladas nos parques empresariais geridos pela MPE, ajudando-as no processo de transição digital, vai permitir igualmente aproveitar a presença de vários responsáveis da empresa explorar potenciais contribuições da Samsung em áreas que o Governo Regional está a apostar.
Rui Barreto abordou as potenciais parcerias em projectos como o que está em curso para a eletrificação do porto do Funchal.
Tal como afirmou, neste momento, a empresa já trabalha com o Executivo madeirense em projectos como as ‘Salas do Futuro’ que está a ser conduzido pela Secretaria Regional da Educação, podendo estender a sua colaboração noutras áreas, como o projecto, já em curso, do ‘Green Ports Madeira’, no âmbito do ‘Fit for 55’.
A empresa poderá dar um importante contributo para este projecto, que prevê a eletrificação do porto, permitindo que os navios de cruzeiro, quando atracados no porto do Funchal, possam ficar ligados à corrente elétrica, dispensando os seus geradores e reduzindo a poluição durante a sua permanência no cais Rui Barreto
O projecto, que já está em curso e que vai ao encontro da orientação europeia de promover a electrificação dos portos da UE até 2030, permite reforçar as medidas de descarbonização que estão a ser implementadas e que, na prática, resultam de uma redução das emissões de dióxido de carbono.
A esse propósito, Rui Barreto diz que a Samsung poderá contribuir para este projecto com o seu ‘know-how’ tecnológico, apresentando, em articulação com outras empresas, soluções digitais, que vão desde a área da segurança à monitorização de sistemas.
Nesta reunião, adiantou ainda o governante que “foram dados a conhecer alguns dos projectos que a Região está a desenvolver e explorar o potencial de oportunidades que possam surgir em áreas de interesse, especialmente, no sector tecnológico, que é aquele onde a Samsung tem uma larga experiência e ‘know-how’, beneficiando a Madeira, o Porto Santo e as suas populações”, concluiu.