Exposição do Teatro Nacional D. Maria II traz ainda debates e oficinas ao Funchal
Abre já a 9 de Setembro, pelas 16 horas, a exposição 'Quem és tu? - Um teatro nacional a olhar para o país', de Tiago Bartolomeu Costa, que se insere na Odisseia Nacional que o D. Maria II está a levar pelo país. O Teatro Municipal Baltazar Dias acolhe o certame que vai ainda promover debates e oficinas.
Esta mostra dá conta de um período da história deste Teatro, traçando paralelismos com a realidade política e social do país, à época do 25 de Abril.
"A concessão do Teatro Nacional D. Maria II à Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro acompanhou 45 dos 48 anos da ditadura do Estado Novo, tendo-se iniciado em 1929 – três anos depois da instauração da ditadura militar –, e sido continuamente renovada, incluindo em 1964, após o incêndio que encerrou o edifício. Só a revolução levaria ao fim do contrato, em 1974. Recuperando a relação da companhia Rey Colaço-Robles Monteiro com o território nacional, a exposição estabelece ligações entre a prática artística e o seu contexto político e social, sublinhando relações entre os espetáculos apresentados e as diferentes camadas de representação (do país, da sociedade, do teatro e dos regimes políticos), potenciando a percepção pública de uma certa ideia de (e para o) teatro nacional, tanto enquanto edifício, como na sua missão", indica a sinopse.
Quanto aos debates, pretendem colocar dois convidados em conversas sobre as relações entre a memória do teatro e a do país, moderados pelo curador da exposição.
Já as oficinas são dirigidas a famílias e aos alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico. A Oficina e as visitas guiadas para estes públicos propõem um olhar pedagógico sobre a exposição, adaptando-se aos diferentes espaços de apresentação por onde esta vai passar, aos seus conteúdos e temas.